Diferenciais, emoções afloradas e mais: Nivinha dá detalhes do livro “Festa na Favela”, sobre ano mágico do Flamengo

Compartilhe com os amigos

A temporada de 2019 entrou para a história do Flamengo e de todos os seus torcedores. Após 38 anos, o Rubro-Negro voltou a conquistar a Copa Libertadores da América, além de chegar ao sétimo título do Campeonato Brasileiro. Em meio a isso, Nivinha Richa e Jorge Murtinho decidiram lançar o livro “Festa na Favela”, com análises sobre os 57 jogos mais importantes do Fla na temporada.

Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, Nivinha deu detalhes sobre a produção da obra, após tantos anos falando do clube de coração. A autora revelou que a ideia já vinha sendo discutida em outros temporadas, porém, foi em 2019 que o Rubro-Negro trouxe os títulos e, enfim, o projeto foi desenvolvido.

– Essa ideia vem desde 2017, quando o Jorge me mandou uma mensagem sugerindo a produção de um livro, caso o Flamengo tivesse sucesso aquele ano. A gente bateu na parede em 2017, em 2018 a gente manteve o projeto e bateu na parede novamente. Em 2019, finalmente, deu certo, com o Flamengo vencendo Libertadores e Brasileirão. No livro, não tem sobre o Carioca (também conquistado pelo Fla).


Qual será a próxima vítima do Flamengo? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


CONFIRA OUTROS PONTOS DO BATE PAPO:

Qual você acredita que seja o grande diferencial, para ‘arrepiar’ a torcida rubro-negra?

São os 57 jogos mais importantes do Flamengo no ano. Acho que o primeiro diferencial está nos textos do Jorge, a forma com que ele se expressa. E o “extra” é a integração entre o material físico e o digital, porque também traremos QR codes para vídeos, com análises das partidas. Nesses vídeos, a gente tem a ideia de trazer o torcedor novamente às reações e aos sentimentos envolvidos em cada jogo.

O livro traz os 57 jogos mais emblemáticos da temporada. Qual foi o mais difícil de produzir? E o mais prazeroso?

Acho que todo vídeo de derrota é ruim de fazer, mas não tenho um mais específico. Os mais prazerosos são os de títulos (risos). Em vídeos de títulos, dificilmente eu faço análise, é mais comemoração, então acaba sendo fácil. Eu já deixo praticamente a câmera ligada, para pegar a comemoração quando acaba o jogo, o calor do momento. Eu tenho um carinho por tudo que foi produzido na semifinal contra o Grêmio, aquele 5 a 0, fiquei em êxtase. Eu sempre falo que esse jogo é o meu ‘xodó’.

Os vídeos mais difíceis de fazer, no geral, são os vídeos que estou triste. Lá no início, quando era o Abel como treinador, ainda tinha. Quando estou com raiva, ainda consigo falar. Mas triste, é complicadíssimo, tenho que pensar bastante no que falar, para não ficar para baixo. Mas esse ano quase não teve (risos).

Após anos acompanhando o dia-a-dia e falando sobre o Flamengo, você lança o primeiro livro sobre essa paixão. Já tem projeto pro “Festa na favela 2”, com os títulos que o Fla vai conquistar em 2020?

Em 2019, o canal completou 10 anos. Eu comecei a fazer vídeo em 2009. É bastante tempo, muito vídeo. A gente não tem projeto para um segundo livro. A gente não sabe como as pessoas vão receber, se vai dar tudo certo. Talvez esse ano seja um ano de renovação para o canal, mas acredito que o Flamengo vai ganhar tudo de novo.


O lançamento oficial da obra será realizado em São Paulo, neste sábado (08), no Mundano Bar, com presença de Jorge Murtinho. O autor estará presente das 14h até 00h, e haverá venda do livro no estabelecimento – localizado Rua Dr. Franco da Rocha, 402, em Perdizes. A ideia é que, no Rio de Janeiro, o evento aconteça no sábado da próxima semana, dia 15, mas o evento ainda será confirmado. A pré-venda, por sua vez, já está aberta.

CONFIRA INFORMAÇÕES ABAIXO:

Custo total: R$ 50,00, com frete incluso para qualquer lugar do Brasil, exceto o Rio de Janeiro

PROCEDIMENTOS PARA GARANTIR LIVRO NA PRÉ-VENDA:

Transferir R$ 50,00 para a conta da PÉBOLA CASA EDITORIAL LTDA – ME.

Banco: Bradesco (237)
Agência: 2791-0
Conta corrente: 30740-8
CNPJ: 14.135.944/0001-80

Enviar o comprovante (direto pelo compartilhamento por WhatsApp ou através de foto do comprovante físico) para o celular (21) 9.8859-2908. Junto ao comprovante, informações como nome e endereço para entrega também devem ser enviados.

Compartilhe com os amigos

Veja também