Mesmo com a vitória e bom resultado conquistado em campo contra a Portuguesa, o Flamengo vivencia um clima de apreensão pelo resultados dos exames para o novo Coronavírus, que ficarão prontos neste domingo (15). Após o dirigente Maurício Gomes de Mattos ter atestado positivo para a doença, jogadores, comissão técnica e funcionários do clube realizaram testes na sexta-feira (13).
No confronto contra a Portuguesa, o Flamengo adotou algumas medidas de segurança e prevenção determinadas pela FERJ como não realizar zona mista com os jogadores e nem entrevista coletiva com Jorge Jesus. Internamente, o clube aguarda o resultado destes exames com preocupação, por conta do contato direto que membros do elenco principal, comissão técnica e funcionários tiveram com o dirigente do Flamengo que está com o COVID-19, durante a viagem na Colômbia.
Além de ter ficado no mesmo hotel onde os atletas e comissão estavam, Maurício Gomes de Mattos retornou ao Brasil no mesmo avião que a delegação do Mais Querido. O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim e Gustavo Oliveira, vice de marketing, estão em quarentena aguardando o resultado dos exames. O presidente e dirigente do clube estiveram com o vice de Embaixadas e Consulados em uma viagem para a Espanha, e posteriormente em Barranquilla.
Recomendações da Organização Mundial da Saúde:
Com mais de 120 mil casos confirmados e mais de 5 mil vítimas fatais ao redor do mundo, A Organização Mundial da Saúde emitiu algumas recomendações à população mundial para evitar a propagação do vírus:
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente após tossir, espirrar, ir ao banheiro, ou estar em transportes públicos e lugares com aglomerações
- Ter em mãos um frasco de álcool e gel para higienizar sempre quando for possível.
- Cobrir o rosto com o braço ou lenço ao espirrar e tossir
- Evitar locais públicos e com grandes aglomerações
- Adiar, se possível, viagens para o exterior, principalmente para locais que são foco da doença como Ásia e Europa
- Não passar as mãos nos olhos, boca e nariz
Vale lembrar que os sintomas que se manifestam em pessoas contaminadas pelo coronavírus são: febre de mais de 38 graus, coriza, espirro, tosse, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Apesar do alto nível de contágio, a taxa de letalidade do Covid-19 é de apenas 3,4%, aumentando o número de acordo com a idade e complicações na saúde. Os mais ameaçados pela doença são os idosos, pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, problemas de imunidade, e diabéticas.