Notícias

Você me conhece? #1 | Dos campinhos de terra ao topo da América: conheça a história de Gabigol

FOTO: CLEVER FELIZ / LDG NEWS

Apesar de ter apenas 23 anos, o atacante Gabriel Barbosa já acumula uma rica história no futebol. Atual dono da camisa 9 do Flamengo,  atleta é uma das figuras mais emblemáticas de todo o continente, extrapolando o mundo do esporte. Porém, até chegar ao sucesso, Gabigol teve que sair cedo de casa e superar grandes dificuldades, até entrar para a história do Rubro-Negro.

O atleta será o primeiro personagem da série “Você me conhece?”, especial do Coluna do Fla, destinada às histórias de atletas que têm levado o Flamengo novamente ao caminho de títulos e glórias entre as quatro linhas.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


VOCÊ ME CONHECE? – GABIGOL

Nascido em 30 de agosto de 1996, Gabriel é de São Bernardo do Campo, cidade que fica a cerca e 20 km de distância da capital paulista. E foi justamente em seu local de nascimento que Gabigol começou a dar seus primeiros passos no futebol, ainda em forma de brincadeira.

Em entrevista concedida a uma de suas patrocinadoras, Gabriel relembra com carinho a fase da infância, garantindo ainda que, até hoje, usa aprendizados que teve nos campinhos de terra: “Era um momento que eu me divertia muito. Eu sinto muita falta. Na rua, vale tudo, tem a malandragem. O gol do título da Libertadores foi um gol de malandro. Joguei o corpo nele (Pinola), e ele se desequilibrou. Isso tem muito na rua”.

Os primeiros indícios de que Gabriel poderia se tornar um atleta profissional chegaram quando o atleta tinha apenas 8 anos de idade. Nessa época, ele realizava testes na equipe de futsal do São Paulo e, curiosamente, foi visto por Zito – ídolo do Santos – em um amistoso contra o próprio Peixe. Desde então, o Alvinegro demonstrou interesse no atacante e conseguiu levá-lo á Vila Belmiro.

Gabigol assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos em 2012 (Foto: Divulgação/Santos FC)

Quando tinha 14 anos, Gabriel era apontado como uma das grandes promessas do futebol mundial, já respondendo pelo apelido de Gabigol. A fama, como era de se esperar, não veio sem motivo: ao todo, foram mais de 600 gols nas categorias de base do Santos, até a estreia no profissional.

Curiosamente, o primeiro jogo oficial de Gabriel na equipe principal do Santos foi contra o Flamengo – clube no qual ele viria a se tornar ídolo. Com 16 anos, Gabigol atuou no empate por 0 a 0 entre Flamengo e Santos, no dia 26 de maio de 2013 – partida que marcou a despedida do craque Neymar Jr. para o Barcelona. O primeiro gol nos profissionais demorou cerca de três meses para acontecer, e saiu contra o Grêmio, pelas oitavas da Copa do Brasil.

Nos anos seguintes, Gabriel deslanchou, sendo o artilheiro do Santos em 2014 e 2015. No ano de 2016, ele disputou apenas meia temporada pelo clube paulista, até ser comprado pela Inter de Milão por quase 30 milhões de euros.

Na equipe italiana, Gabriel viveu o pior momento de sua carreira. Pouco aproveitado, o jogador – que havia chegado como grande promessa – atuou em apenas dez partidas e marcou um gol. No ano seguinte, Gabigol foi emprestado ao Benfica, ainda tentando sucesso na Europa. Em Portugal, o rendimento também não foi favorável: cinco jogos e um gol.

Sem se firmar no velho continente, Gabigol decidiu voltar às origens e foi emprestado ao Santos, em 2018. No ano, o atleta estabeleceu a sua melhor marca de gols em uma temporada: foram 27, ao todo. Individualmente, ele levou os prêmios de artilheiro do Brasileirão e da Copa do Brasil, além do Bola de Prata como melhor atacante. Tal rendimento chamou atenção do Flamengo, que, tendo o vice de futebol Marcos Braz como grande entusiasta, selou a contratação por empréstimo de um ano, em 2019.

Apresentado em janeiro de 2019, Gabigol não estava entre as ‘prioridades’ do então técnico Abel Braga (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A chegada de Gabriel Barbosa ao Rubro-Negro se tornou um divisor de águas, tanto para o clube, quanto para o jogador. Isso porque, se antes ele só tinha o ouro olímpico de 2016 como grande título, no Fla ele passou a ter Libertadores e Campeonato Brasileiro no currículo.

Com 59 jogos na temporada, Gabriel foi protagonista no Brasileirão e também na competição continental. Não a toa, além de ter ajudado o Fla a vencer os troféus, ele ainda foi artilheiro em ambas. Com tamanho sucesso, Gabriel foi eleito o Rei da América – tradicional prêmio concedido ao melhor jogador do continente sul-americano.

Em 31 de dezembro de 2019, o contrato por empréstimo de Gabriel com o Flamengo foi encerrado. Desde então, o torcedor rubro-negro passou a viver uma verdadeira aflição, sem ter certeza da permanência do atleta no clube, até que, em 28 de janeiro, o Mais Querido anunciou o ‘fico’ de Gabigol, para a alegria da Nação. Em 2020, ele já conquistou a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, mostrando que a sede de títulos segue em alta.

CONFIRA NÚMEROS DE GABRIEL COM A CAMISA DO FLAMENGO:

Jogos: 69
Gols: 54
Assistências: 16
Vitórias: 49
Empates: 12
Derrotas: 8
Aproveitamento: 76,8%


TÍTULOS DE GABRIEL PELO FLAMENGO:

– Campeonato Carioca (2019)
– Taça Libertadores (2019)
– Campeonato Brasileiro (2019)
– Supercopa do Brasil (2020)
– Recopa Sul-Americana (2020)


PRÊMIOS INDIVIDUAIS DE GABRIEL PELO FLAMENGO:

– Artilheiro do Brasileirão 2019
– Artilheiro da Libertadores 2019
– Rei da América
– Bola de Ouro (melhor jogador do Brasileirão 2019), no Bola de Prata ESPN
– Melhor atacante do Brasileirão 2019, no Bola de Prata (ESPN)
– Melhor atacante do Brasileirão 2019, pela CBF

 

Higor Neves

Notícias recentes

Flamengo assina compromisso com a Prefeitura do Rio para a construção do estádio

Estádio do Flamengo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2029 Os dirigentes…

25/11/2024

Venda de ingressos para jogo do Flamengo contra o Internacional começa nesta segunda

Flamengo enfrenta o Internacional no próximo domingo (01), no Maracanã O Flamengo entra em campo…

25/11/2024

Ronaldo Fenômeno se coloca à disposição para assumir presidência da CBF: “Extremamente preparado”

Campeão do mundo com a Seleção Brasileira, Ronaldo quer estar à frente da CBF Atualmente,…

25/11/2024

Flamengo tem atacante na mira para substituir Gabigol, diz jornalista

Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…

25/11/2024

Com De La Cruz e Gabigol, Flamengo finaliza treino deste domingo com foco no Fortaleza

De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…

25/11/2024

Com Shola, Flamengo vence jogo na Arena da Floresta

Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…

25/11/2024