Por: João Pedro Granette
FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO
A pandemia do novo coronavírus segue afetando diretamente o calendário do futebol brasileiro, mas as federações e os clubes estão trabalhando para que o retorno seja o mais rápido possível, e de forma segura. No Rio de Janeiro não é diferente, mas ainda não há previsão de quando o Campeonato Carioca irá retornar.
— Não tem previsão. Trabalhamos em unidade dos clubes e federação. As decisões estão sendo tomadas dia após dia, de acordo com evolução do quadro do coronavírus e baseado em informações dos órgãos sanitários e secretarias de Saúde municipal e estadual e Ministério da Saúde. Estamos preservando a saúde de todos os profissionais do clube neste momento e confiamos no protocolo Jogo Seguro para que possamos retornar assim que as autoridades sinalizarem.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Na última semana, Rubens Lopes, presidente da Ferj, descartou qualquer possibilidade do Campeonato Carioca não terminar dentro de campo. Nenhum prazo foi dado, mas a expectativa é de que as partidas sejam retomadas em maio.
— Não há limite de prazo, a única coisa que se tem certeza é que o campeonato vai acabar dentro de campo. Todos os jogos vão acontecer, essa decisão não é uma decisão da federação, foi uma decisão que a federação participou com os clubes e a unanimidade resolveu que o campeonato vai ser finalizado dentro de campo. Quando isso vai acontecer? Não importa, não dá para dizermos agora, pode ser amanhã, começo, metade de maio. A época que for permitido o recomeço dessas atividades, e for possível ser jogado esses confrontos, isso vai acontecer.
No meu ver a FERJ deveria decretar o flamengo como campeão carioca de 2020 por ter sido campeão da taça guanabara ou então decretar o encerramento do campeonato de 2020 ou ainda fazer uma semi final entre os 4 melhores do primeiro turno para decidir o campeão estadual.
O único e fundamental motivo para o Carioca não ser dado como findo é a divulgação da Globo que não pagará aos clubes nada pela sua transmissão, por não ter sido completado. Os clubes pequenos já estão em dificuldades pela própria paralisação, se não receberem o previsto então…, fecham as portas de vez.
O mais justo é encerrar sem campeão definido. Se não finalizou, não pode ter campeão