Novo Mundial pode ter critérios alterados, e Flamengo, que tinha vaga garantida, tem participação ameaçada

Compartilhe com os amigos

FOTO: ERNESTO BENAVIDES/AFP

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus atingiu diversas áreas por todo o mundo. Além da saúde, a economia, o entretenimento e o esporte também foram bastante afetados. Diferentes competições e eventos esportivos foram suspensos ou adiados. De acordo com o jornal espanhol ‘As’, a Fifa, por exemplo, deve adiar em um ano a primeira edição do seu novo Mundial de Clubes. O campeonato, que aconteceria em junho de 2021, seria remarcado para o mesmo mês, mas do ano de 2022, cinco meses antes da próxima Copa do Mundo. Com isso, os critérios do torneio podem ser alterados.

O jornal ainda afirma que a decisão foi tomada e será comunicada pela entidade em breve. O Globoesporte.com disse que, no entanto, a Fifa não confirma a informação. O objetivo de tal mudança seria a necessidade da federação internacional em abrir espaço no seu calendário para realizar a Eurocopa e a Copa América. Ambas aconteceriam em 2020, entre junho e julho, mas foram adiadas justamente pelo surto da Covid-19.

O evento, marcado para acontecer na China, seria chamado de ‘Super24’, como aponta o “As”. Isso porque a competição contará com 24 clubes. A intenção é que o Mundial passe a ocupar o espaço deixado pela extinta Copa das Confederações. A mudança na estreia seria algo atípico devido ao cenário que o mundo se encontra. A edição seguinte voltaria ao formato original, acontecendo em junho de 2025, um ano antes da Copa de 2026.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


A competição teria a participação do Flamengo em 2021 – até então, o único clube confirmado por ter sido campeão da Copa Libertadores da América, em 2019. A distribuição das outras vagas sul-americanas ainda estava em aberto. Agora, com a necessidade de fazer algumas alterações, a Fifa ainda não definiu se haverá alguma mudança nas vagas para o campeonato.

De acordo com o GE, os critérios dos representantes ficará sob a responsabilidade de cada confederação. E, a princípio, as vagas serão distribuídas da seguinte maneira: oito times da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas para os outros continentes. Pelos planos da Fifa, esse torneio substituirá a versão atual de sete equipes – campeões de cada continente mais um representante do país-sede -, que teria sua última edição em 2020, no Catar.

Compartilhe com os amigos

Veja também