Rafinha relembra negociações com o Flamengo e desafio de voltar ao Brasil após longo tempo na Europa

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Depois de 14 anos no futebol europeu, Rafinha decidiu aceitar o desafio de retornar ao Brasil para jogar no Flamengo. Com o experiente lateral no time titular, o Rubro-Negro alcançou os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2019. Em entrevista concedida na “Fla TV”, o jogador disse ter vivido um ano especial e relembrou as negociações com o clube.

Foi um ano especial. Resolvi encarar esse desafio de voltar para o Brasil e jogar aqui. O (Marcos) Braz e o (Bruno) Spindel foram na Alemanha conversar comigo. Foram várias reuniões. Foi muito difícil, depois de 14 anos na Europa… Voltar para o Brasil é complicado, pois já tinha minhas raízes na Alemanha, foi uma vida que construí lá. Voltar e em seis meses a gente conseguir conquistar duas taças como o Brasileirão e a Libertadores, continuar jogando bem, foi especial -, afirmou.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Ainda em sua coletiva de apresentação, no final de junho de 2019, Rafinha também deixou claro que voltou ao Brasil por escolha, contando ainda que recebeu ofertas para permanecer no futebol europeu.

Tive várias propostas para ficar no futebol europeu, mas o ciclo tinha chegado ao fim e estava em busca de um novo desafio. Um clube como a grandeza do Flamengo me fez aceitar esse desafio. Esse foi um fator determinante para aceitar. Eu escolhi o Flamengo. Cheguei a um momento da carreira que pude fazer isso. É um clube grandíssimo, uma nação. E é o desafio que eu quero encarar -, disse o jogador, durante apresentação no Flamengo.

Próximo de completar dez meses no Flamengo, Rafinha celebrou os títulos da Libertadores, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Taça Guanabara. O defensor, de 34 anos, ainda foi eleito o melhor lateral direito do Campeonato Brasileiro no “Prêmio Brasileirão”, da CBF.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *