FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO
Devido à pandemia do novo coronavírus, diversas atividades esportivas foram paralisadas. Com o basquete não foi diferente. O Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição nacional da modalidade, suspendeu suas partidas ainda no mês de março. Sem previsão de quando será possível retornar às quadras, o armador do Flamengo, Franco Balbi voltou à sua terra natal, na Argentina.
Ao site da Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela realização do campeonato, Balbi disse que na Argentina não é permitido nem mesmo realizar caminhadas ao ar livre, por conta do distanciamento social: “A situação na Argentina também é complicada como em todos os lugares do mundo. Nosso governo pediu para que todos os argentinos fiquem em casa e só saiam para ir ao mercado ou devido a alguma urgência”, contou.
Na Argentina, mais de 3.140 casos da Covid-19 foram oficialmente registrados e mais de 150 pessoas morreram por decorrência da doença. Entre os recuperados, o número passa de 835. Os cuidados que o armador rubro-negro vem tomando em prevenção ao coronavírus, segue basicamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em evitar sair de casa e higienizar bem as mãos com água e sabão, e fazendo uso de álcool em gel.
Ainda não há uma previsão de retorno para o NBB. No entanto, após uma reunião com representantes dos clubes envolvidos na competição, a LNB anunciou o encerramento da fase classificatória. Com isso, a competição será retomada diretamente nos playoffs, ainda sem data definida. O Flamengo é o primeiro colocado geral e, por isso, já está classificado para as quartas de final.