Após notificar médicos de clubes cariocas por volta aos treinos, presidente do Cremerj ressalta: “Podem ser responsabilizados”

Compartilhe com os amigos

FOTO: FERNANDO MORENO/CAMPEONATO CARIOCA

Na última quarta-feira (27), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) enviou uma notificação a todos os médicos de clubes da Série A do Campeonato Carioca. Incluindo o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo. O documento emitido pelo órgão, cobra explicações sobre o retorno dos treinamentos. No entanto, o presidente da entidade, doutor Sylvio Provenzano, deixou claro na manhã desta quinta-feira (28), que a carta não se trata de uma proibição para que as equipes não treinem.

De acordo com o GloboEsporte.com, a ideia do documento é sinalizar que a responsabilidade é dos médicos dos clubes. Pois, caso algo aconteça mesmo com a recomendação contrária ao retorno das atividades, procedimentos internos podem ser tomados contra o profissional de saúde responsável.

— Evidentemente o médico tem de saber que está restrito a um código. Se acontecer alguma, coisa pode vir a ser punido, pois há uma recomendação contrária da câmara técnica da área dele. Não é uma proibição, ele pode decidir como entender que deve, por sua conta e risco, como tudo na medicina. Se acontecer alguma coisa, ele pode ser responsabilizado. O Conselho não poderia nesse momento, de forma covarde, se omitir de dar um parecer -, disse antes de continuar:

Quando houve a notícia de possível retomada, o Cremerj questionou a câmara técnica. Câmara técnica é um grupo de especialistas renomados que emite pareceres, criam resoluções A pergunta foi essa: seria adequado retomar agora? A câmara entendeu que neste momento haveria risco, sim. Então não foi feita uma resolução. A gente fez uma recomendação, tipo uma orientação aos colegas dos clubes. Que vão seguir essa orientação ou não sob responsabilidade deles -, concluiu.


Ganhe dinheiro com capinhas e acessórios do Mengão!


Provenzano já havia deixado claro que as orientações não eram apenas para o Flamengo e o Dr. Tannure. No entanto, o mandatário do Cremerj usou o Rubro-Negro como ‘exemplo’ em entrevista ao GE. Isso porque, o Mais Querido é um dos líderes do movimento de retomada e, inclusive, já iniciou os treinamentos desde a última semana: “Se o doutor Tannure entende que o que fez no Flamengo dá segurança, é responsabilidade dele. O Cremerj não quer acabar com futebol, impedir o futebol. Não temos, inclusive, poder legal para isso”, finalizou.

Compartilhe com os amigos

Veja também