FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) publicou neste domingo (03) uma resolução autorizando a decisão dos clubes sobre o retorno das atividades. Desse modo, a entidade dá o aval para que cada clube decida se quer retomar os treinos, desde que as medidas de segurança contra o novo coronavírus sejam adotadas.
CONFIRA A RESOLUÇÃO:
“Rubens Lopes da Costa Filho, Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), no uso de suas atribuições estatutárias e
Considerando a futura complementação das partidas do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais;
Considerando a necessidade imperativa da adoção e manutenção de medidas em prol de barreiras e combate à disseminação da COVID-19;
Considerando as determinações constantes na RDP nº 17/ 2020, cujos efeitos caducaram no dia 30 de abril, também em relação às atividades do futebol da Série A de Profissionais;
Considerando os princípios emanados em consenso entre a FERJ e todos os clubes da Série A de Profissionais, de que o retorno às atividades do futebol deve observar três pilares:
a) comprometimento com a saúde e a vida alheia mediante cumprimento de diretrizes de autoridades competentes;
b) obediência às determinações governamentais;
c) seguimento de procedimentos e protocolos técnicos e científicos recomendados à proteção individual e coletiva;
Considerando que no último dia 30 terminaram as férias dos atletas profissionais
RESOLVE:
1 – Relativizar as determinações constantes na RDP nº 17/ 2020 especificamente em relação às
atividades do futebol da Série A de Profissionais.
2 – Indicar que a existência de condições que contemplem simultânea e integralmente esses três pilares anteriormente descritos deverá ser analisada de forma criteriosa e rigorosa por cada clube e junto aos seus respectivos atletas, de forma à realização de prática gradual e planejada de atividades que não promovam eventos, aglomerações e muito menos presença de público, em total consonância com as disposições do Decreto 47.052 do Estado do Rio de Janeiro, publicado dia 30/04/2020, obedecido ainda o protocolo médico de segurança (elaborado com a participação dos médicos de todos os clubes e por especialistas) e outros que forem necessários.
3 – Estabelecer que a decisão sobre os próximos passos da relação laboral deverá ocorrer interna corporis, desde que mantidas as premissas e pilares anteriormente descritos. Esta resolução entra em vigor nesta data revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 03 de maio de 2020.”
Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!
Logo após a publicação da resolução, o Governo do Rio se posicionou sobre o assunto. Em contato com a “ESPN Brasil”, o poder executivo do estado reforçou que as medidas restritivas são válidas até o próximo dia 11 e que os centros de treinamento das equipes de futebol fazem parte do veto. Desse modo, o Flamengo somente conseguirá voltar com os treinos no Ninho mediante liberação das autoridades.