FOTO: REPRODUÇÃO
Enquanto todos os olhos estavam voltados para a reprise da final da Libertadores de 2019, neste domingo (17), o jornalista Renato Maurício Prado assistiu a exibição do Fla-Flu de 1995. O clássico aconteceu pela final do Campeonato Carioca da época, e ficou conhecido pelo gol de barriga feito por Renato Gaúcho.
— Revi, na Band, uma decisão bem mais antiga, mas também eletrizante: o Fla-Flu do Estadual de 1995, com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho, garantindo o título ao tricolor. Que delícia ouvir de novo a narração de Januário de Oliveira, com os comentários de Gérson, canhotinha de ouro. Como é bom escutar as transmissões originais -, disse.
Na partida, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 2 e, invitalmente, lembra-se do gol de barriga de Renato Gaúcho. Nos bastidores, entretanto, o jornalista destacou o ‘climão’ e a disputa de ego entre Romário (até então atleta do Flamengo) e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Em contrapartida, no Tricolor, o treinador Joel Santana com seu jeito “paizão”, conquistava os jogadores.
— O resultado final dessa mistura explosiva (Romário e Luxa) foi que o Flamengo nunca chegou a ter um ambiente propriamente saudável na Gávea, enquanto, nas Laranjeiras, Joel Santana, com seu jeito de paizão, unia um grupo de poucas estrelas – Renato Gaúcho, já em processo de decadência, era o único nome realmente famoso. O técnico conseguiu assim tirar daquele time 100% do que ele podia dar -, declarou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Para Maurício, a maneira que Joel conduziu o elenco do Fluminense dentro e fora de campo foi um dos fatores para ajudar a equipe a conquistar o título. O jornalista finalizou afirmando que: “Em suma, Papai Joel deu um nó tático no Profexô Luxemburgo”, concluiu.