Pesquisadores estudam retorno do futebol brasileiro e apontam condições para presença de torcida

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, avalia quatro possibilidades para o retorno do futebol brasileiro e aponta condições para a presença de torcedores nas arquibancadas do país. Conforme divulgado pelo Estadão, a torcida só poderá frequentar as competições depois que for descoberta uma vacina ou remédio retroviral para combater a COVID-19.

De acordo com os autores da pesquisa, “a retomada total das atividades esportivas e competições só será possível com a existência de medicamento retroviral eficaz ou vacina que previna e proteja tanto os praticantes/atletas quanto os espectadores”. Para que as conhecidas rotinas de volta aos estádios aconteça, os pesquisadores ressaltam que “tanto os atletas quanto as pessoas (torcedores) devem fazer os testes como uma forma de controle e precaução”.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Além de destacarem a importância das formas de precaução ao contágio do novo coronavírus, os pesquisadores comentaram sobre a possibilidade de um retorno das atividades: “consideramos muito precipitado o retorno as competições pelo atual estágio da pandemia no Brasil”.

O estudo levou em consideração as recomendações das autoridades de saúde e desenvolvido por Paulo Schimitt, advogado e coordenador da comissão de integridade da Federação Paulista de Futebol, e por Fernando Mezzadri, professor, doutor em educação física e líder do projeto de pesquisa chamado “Inteligência Esportiva”, que tem parceria com o Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS), da UFPR, e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

Compartilhe com os amigos

Veja também