Caminho para o futuro? Inglaterra, Espanha e França já têm direitos sobre transmissões ‘nas mãos’ dos clubes

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

A recente Medida Provisória 984 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, dá aos clubes mandantes o poder de negociar os direitos de transmissão das partidas. A MP ficou conhecida como ‘MP do Flamengo’, visto que foi emitida após um encontro entre o presidente da república e o presidente do clube carioca. O decreto entrou em vigor no mesmo dia do confronto entre o Rubro-Negro e o Bangu.


Aproveite a oferta e garanta o novo Manto Sagrado do Mengão!


Nos principais países relacionados ao futebol o sistema já funciona desta forma: os mandantes detém os direitos de transmissão. Apesar disso, a negociação é feita de forma coletiva. Isso ocorre na Argentina, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, México e Portugal. Dentre esses países, só o México e Portugal fazem negociações individuais. Nos outros, os mandantes concentram os direitos sozinho, mas são formados blocos de clubes para negociar.

No Brasil, anteriormente os direitos pertenciam aos dois times, com a Medida Provisória, o governo federal transferiu para os times mandantes. A MP recebeu apoio de boa parte dos clubes, porém, alguns clubes ainda questionam o fato de não ter sido feita uma discussão no Congresso.

Compartilhe com os amigos

Veja também