A Federação de Futebol do Rio de Janeiro definiu a data de retorno do Campeonato Carioca para esta quinta-feira (18), com a partida entre Flamengo e Bangu, ainda sem horário definido. Após a reunião realizada nessa segunda-feira (15), entre a entidade e os clubes cariocas, a FERJ decidiu que a retomada dos jogos acontecerá a partir desta semana. No entanto, a prefeitura do Rio de Janeiro não garante que o torneio volte na data definida.
Em contato com o GloboEsporte, as autoridades municipais destacaram que esta decisão ainda depende de avaliações de medidas de segurança e das curvas de contágio e mortes pelo novo coronavírus no Rio de Janeiro. Além disso, a Prefeitura também afirmou que precisa de garantias por parte da Federação de Futebol de que todas as medidas de segurança, que constam no protocolo de segurança elaborado pela entidade e representantes médicos dos clubes cariocas.
Ganhe dinheiro com capinhas e acessórios do Mengão!
Confira a nota:
“A retomada das competições do Campeonato Carioca na fase 2 TEM PREVISÃO DE INÍCIO nesta quarta-feira, dia 17- MAS ISSO NÃO É GARANTIDO- é baseada em uma série de medidas de segurança adotadas pela Prefeitura do Rio. Uma delas é o protocolo específico para atividades desportivas elaborado pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e publicado no Diário Oficial do último dia 4. O protocolo detalha as normas higiênico-sanitárias a serem cumpridas, da recepção e portaria ao transporte de atletas, estabelecendo restrições fundamentais para a prevenção de riscos à saúde e enfrentamento à Covid-19.
Algumas das exigências são a entrada nos locais de treinos e de atividades esportivas autorizada apenas para os atletas, equipes técnicas e funcionários de apoio; a limitação do número de pessoas que entram nos locais de treino ou de práticas esportivas, respeitando a ocupação simultânea para atender ao distanciamento mínimo de dois metros ou de quatro metros quadrados por pessoa; e a devida desinfecção antes de casa reutilização das chaves e chaveiros ou cartões magnéticos dos armários, que devem ser de material de fácil higienização, devolvidos a cada uso em urna ou outro recipiente similar a cada.
Vale ressaltar que a flexibilização das atividades desportivas está prevista no Decreto 47.488, detalhada no protocolo específico para atividades desportivas que é o item 3 da Resolução 4.388 da Secretaria Municipal de Saúde. Cabe aos estabelecimentos atenderem ao protocolo e ainda as Regras de Ouro essenciais para a reformada das atividades, passíveis de inspeção pela Vigilância Sanitária.”