FOTO: REPRODUÇÃO
O futebol do Rio de Janeiro voltou no último dia 18, com o jogo entre Bangu e Flamengo. A prefeitura do estado suspendeu por cinco dias a competição, para que a Vigilância Sanitária fizesse vistoria nos estádios e centros de treinamentos das equipes. Neste final de semana, no entanto, a bola volta a rolar pelo Campeonato Carioca, gerando muitas críticas de parte da imprensa, Fluminense e Botafogo – os dois únicos clubes do Rio contrários à retomada do regional.
Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, divulgou um vídeo e saiu em defesa do retorno do Campeonato Carioca. O mandatário ponderou sobre as inúmeras famílias que dependem da competição para ganhar seus sustentos e alertou que todas as medidas estão sendo tomadas com segurança e responsabilidade.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
– O futebol é atividade não essencial e de lazer para quem assiste, para quem torce. Na realidade, é uma atividade laborativa de importante cadeia produtiva, geradora de oportunidades, empregos e sustento de uma infinidade de famílias. Por isso, não pode deixar de ser tratada com responsabilidade e segurança -, disse, antes de prosseguir:
— É exatamente isso que o Rio de Janeiro fez como exemplo para a cidade, para o país e para o mundo de que é possível desenvolver esta atividade de forma segura tanto para aqueles que a praticam quanto para a população -, ponderou o mandatário.
O Flamengo criou um protocolo de segurança bastante rigoroso, após conversar com uma série de médicos de clubes europeus. As ações rubro-negras estão ajudando não só a FERJ, como outras federações, clubes e até a Confederação Brasileira de Futebol. O protocolo é chamado de “Jogo Seguro“, e Rubens Lopes comentou sobre o assunto.
— O chamado protocolo “Jogo Seguro”, debatido, elaborado, aprovado com a participação dos médicos de todos os clubes, de especialistas, de experts, com bases puramente científicas, com fundamentos nas ciências médicas, elogiados por órgãos governamentais até por se constituir num bom serviço à sociedade deve ser um bom exemplo a ser seguido. Este é o nosso entendimento – encerrou o dirigente.
ASSISTA AO VÍDEO:
O Flamengo volta a campo na quarta-feira (01), para enfrentar o Boavista. O embate será disputado no Maracanã, mas ainda não tem horário definido. O confronto é válido pela quinta e última rodada da fase de grupos da Taça Rio. O Rubro-Negro já está classificado para a semifinal do turno.