FOTO: GAZETA PRESS
Desde que Flamengo resolveu investir no chileno Reinaldo Rueda ainda em 2017, muitos treinadores brasileiros questionaram a preferência por um estrangeiro. Primeiro, Jair Ventura, ex-treinador do Botafogo e Santos. Para ele, a escolha de treinadores de fora tira o espaço dos técnicos locais.
Com a chegada de Jorge Jesus em 2019, o debate tomou proporções maiores também na imprensa. Sem ter a certeza que um técnico local faria o mesmo sucesso do Mister, a direção do Mais Querido prioriza a buscar pelos profissionais de fora. O ex-treinador Joel Santana discorda da escolha e diz que a iniciativa é ‘moda’.
– Agora é moda treinador estrangeiro. Tem nada de diferente. Marca pressão, joga em bloco, inventam um monte de historinha.
Joel disse ainda que o futebol brasileiro é pentacampeão do mundo com treinadores do país e que parece ter uma desvalorização com os profissionais do Brasil.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
– Futebol brasileiro é pentacampeão do mundo com nossos treinadores. Agora todo mundo lá fora é dono da cocada e os daqui não valem nada -, disse em entrevista ao Fox Sports.
A Nação segue ansiosa pela fumaça branca no conclave Rubro-Negro pela confirmação do novo treinador. Dificilmente o nome escolhido será a de um brasileiro, mas em caso de insucesso na Europa, a rota da direção do Flamengo deve ser a América do Sul.