Candidato a treinador do Flamengo: Leonardo Jardim se destaca com estilo de jogo ofensivo e organizado

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

Por: João Pedro Granette

 

O Flamengo perdeu Jorge Jesus na última sexta-feira (17), mas a diretoria já busca nomes para substituir um dos maiores técnicos da história do clube. Buscando manter o alto nível e o patamar diferenciado que alcançou, a ideia é de que outro treinador estrangeiro assuma o comando. Após ganhar destaque no futebol europeu, um dos nomes que podem chegar no Mais Querido é o de Leonardo Jardim.

Para entender e saber mais sobre os nomes que estão no radar do Flamengo, o Coluna do Fla preparou um “Raio-X”. O primeiro treinador analisado será Leonardo Jardim, que vem sendo especulado para substituir Jorge Jesus.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Perfil

Aos 45 anos de idade, Leonardo Jardim é mais um dos nomes jovens da promissora geração de técnicos no futebol mundial. Apesar da pouca idade, Jardim já atua como treinador desde 2003 e o último trabalho de destaque foi pelo Mônaco, da França.

Leonardo Jardim tem uma ligação forte com Portugal. Além de ser filho de imigrantes portugueses, foi por lá que começou a trilhar sua carreira como treinador. O treinador é mais um da nova geração do futebol português, que conta com nomes como Nuno Espírito Santos e Marco Silva.

Organizado e ofensivo

Assim como Jorge Jesus, Jardim é um treinador que gosta de utilizar dois atacantes mais centralizados em seu esquema de jogo. Inclusive, em seu trabalho de maior sucesso – no Mônaco – o português utilizava um tradicional 4-4-2, sem grandes variações de posições. Apesar disso, o treinador está longe de ser considerado ‘engessado’, não a toa, suas equipes costumam ter elevada quantidade de gols marcados.

Além disso, uma das grandes características das equipes comandadas por Jardim é o comprometimento físico e tático, com um esquema bem definido, geralmente, tendo um setor de meio/ataque formado por dois volantes, dois meias e dois atacantes, similar ao que serviu como base para o Flamengo retomar o topo do Brasil e da América em 2019.

A ‘temporada de ouro’ de Jardim foi a 2016/17, quando a equipe desbancou o PSG e conquistou a Liga Francesa. Na Champions League, principal competição da Europa, os franceses superaram equipes tradicionais, como Manchester City e Borussia Dortmund, mas acabaram parando na Juventus – que veio a ser vice-campeã, após perder para o Real Madrid na final.

Currículo

Auxiliar técnico

– Portosantense (POR) – 1998/99
– Câmara de Lobos (POR) -1999/00
– Camacha (POR) – 2000 a 2003

Treinador

– Camacha (POR) – 2003 a 2008
– GD Chaves (POR) – 2008 a 2009
– Beira Mar (POR) – 2009 a 2011
– Braga (POR) – 2011 a 2012
– Olympiacos (GRE) – 2012 a 2013
– Sporting (POR) – 2013 a 2014
– Mônaco (FRA) – 2014 a 2018 e 2019 (duas passagens)

Títulos

– II Liga Portuguesa (2009/10)
– Liga Grega (2012/13)
– Copa da Grécia (2012/13)
– Liga Francesa (2016/17)

Livre no mercado

O treinador está sem clube desde o fim do ano passado, quando deixou o Mônaco. Vale destacar que, através de redes sociais, torcedores do Flamengo já têm se manifestado a favor da contratação, chegando a ‘invadir’ publicações do treinador para pedir a vinda ao Rubro-Negro.

Assista um resumo sobre o treinador em nosso canal oficial do Youtube 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também