Notícias

Em análise financeira dos clubes, banco aponta Flamengo ‘sem ninguém no retrovisor’

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta terça-feira (28), o Itaú BBA divulgou o relatório anual sobre as finanças dos clubes brasileiros. Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Banco traz um resumo individualizado da situação de cada equipe do futebol brasileiro.

Em entrevista à ESPN Brasil, Cesar Grafietti, representante do Itaú, detalhou em poucas palavras a situação dos clubes brasileiros. Sobre o Flamengo, a frase destacada é “sem nem sinal no retrovisor”. Além do destaque do Rubro-Negro, o Grêmio foi outro time elogiado. Em contrapartida, a situação de Corinthians e São Paulo são bem diferentes.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


Confira a declaração na íntegra sobre o Flamengo:

“Nem sinal no retrovisor

Chegou ao tão esperado ano das conquistas, quando a capacidade econômico-financeira encontrou a capacidade esportiva. E foi um grande ano, quase perfeito.

Passou, 2020 iniciava com tendência de manutenção do cenário, mas eis que surge a pandemia e coloca um freio na explosão flamenguista. Impactos certos em receitas com Bilheteria e Sócio Torcedor, talvez com Publicidade, um pouco menos de TV é possível. Mas com custos e despesas maiores, em função de um elenco ainda mais qualificado.

De qualquer forma o clube não parece correr riscos. Certamente terá dificuldades com fluxo de caixa, o que é natural para todos que ficam meses sem receitas relevantes e custos correndo. Mas tem capacidade de se recolocar rapidamente nos trilhos quando alguma normalidade retornar.

Fica um sinal de alerta que é o volume elevado de venda de atletas nos últimos anos, e que talvez se torne uma necessidade adicional em 2020 para ajudar a manter o conforto financeiro. Faz parte, mas com o tempo precisa reduzir esta dependência.

No mais, é surfar a onda de bonança. O futebol é cheio de surpresas, especialmente as que surgem dentro das estruturas. Não parece que elas estejam no horizonte, especialmente num ano que a maioria dos clubes tende a sofrer muito mais que o Flamengo. O clube se distanciou a tal ponto que os adversários mais próximos não são nem percebidos. Segue o jogo!”

Notícias recentes

  • Destaque

Jardim explica escolha por Paquetá na vaga de Arrascaeta e reconhece atuação ruim de camisa 20 do Flamengo

Lucas Paquetá teve dificuldades contra o Independiente del Valle (EQU) A escalação do Flamengo para…

18/09/2026
  • Destaque

“Saiu Jorginho, entrou a torcida”: Jardim destaca papel da Nação do Flamengo na classificação à semi da Libertadores

Técnico destacou a força da torcida no Maracanã para evitar a eliminação do Flamengo O…

18/09/2026
  • Notícias

Rossi celebra feito inédito na carreira e vai ‘do amor ao ódio’ com gramado do Maracanã em jogo do Flamengo

Rossi teve papel decisivo na vitória do Flamengo Nesse período em que defende o Flamengo,…

18/09/2026
  • Destaque

Rossi discute e reclama com torcedor após gol do Flamengo; veja vídeo

Goleiro deu assistência para o gol da classificação do Flamengo O Flamengo se classificou às…

18/09/2026
  • Destaque

Flamengo chega à semifinal da Libertadores pela 5ª vez em 8 anos; relembre campanhas

Rubro-Negro sofreu no Maracanã, mas confirmou a classificação na Libertadores O Flamengo empatou em 1…

18/09/2026
  • Notícias

Arrascaeta se revolta e detona gramado do Maracanã após jogo do Flamengo: “Estamos sofrendo muito”

Gramado do Maracanã foi alvo de críticas mais uma vez O Flamengo sofreu para eliminar…

18/09/2026