Jogo posicional, ataque agressivo e estrategista: ex-jogador de Domènec destrincha trabalho do técnico

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Flamengo está muito próximo de anunciar a contratação de Domènec Torrent, auxiliar de Pep Guardiola durante 11 anos (de 2007 a 2018). Com tanto tempo ao lado de Pep, Domènec adquiriu características semelhantes ao “mestre“, como a de jogo posicional. Os jogadores sabem a exata posição que eles têm que estar e como construir as jogadas desde a defesa até o ataque, como contou Héber, que trabalhou com Torrent no New York City, dos Estados Unidos.

A gente fazia muitos gols, cada um na sua posição, a bola chegava, tinha a transição. Na última parte do campo, ele tinha uma frase para mim: “Na última parte do campo, você é o chefe”. O trabalho dele era levar a gente da defesa até o ataque, e lá deixava a gente mais livre –, analisou o brasileiro, em entrevista ao site do Globo Esporte.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


A forma de montar a equipe é distinta da de Jorge Jesus, que prefere deixar os jogadores livres no campo, podendo se movimentar incessantemente. Centroavante, Héber destrinchou um pouco mais da característica de Domènec: “Eu tocava na bola no primeiro tempo cinco, seis vezes, mas eram três chances de gols. Ajudava muito a equipe”, relembrou o jogador.

Domènec Torrent, no entanto, nem sempre foi auxiliar técnico principal de Pep Guardiola. O espanhol ficou por alguns anos sendo o analista de desempenho e estudando de forma minuciosa os adversários. Com isso, o treinador adquiriu a forma estrategista de montar o New York City. Os jogadores tinham todos os dados do rival, o que ajudava na hora de enfrentá-los.

Ele falava para eu ficar no meio dos zagueiros, e tinha jogo que mandava eu recuar, dependia muito do oponente. Ele estudava o oponente, mandava eu recuar entre os volantes da outra equipe, dar espaço para os ponta fazerem as diagonais –, revelou Héber, de 28 anos, que teve seu auge com Domènec. Ele fez 15 gols em 23 jogos na MLS e foi o artilheiro da equipe na liga do ano passado.

O New York City foi líder da Conferência Leste com 64 pontos em 34 jogos em 2019. O estilo de jogo envolvente montado por Domènec fez com que o clube americano balançasse a rede 63 vezes naquela temporada, com média de 1,8 gol por jogo. Ofensivo, o treinador tem uma filosofia interessante: “Ele sempre falava: a bola é que tem que chegar para você”, comentou Héber.

Domènec Torrent comandou o New York City em 60 jogos, com 29 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, atingindo 56,6% de aproveitamento à frente do time americano. Além disso, foram 104 gols marcados, com média de 1,7 tento assinalado, e 76 sofridos em toda sua passagem pelo clube. O treinador dará início aos trabalhos no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu na próxima semana, mas deve ser anunciado até sexta-feira (31).

Compartilhe com os amigos

Veja também