“O Domènec Torrent, assim como o Guardiola, é um proponente do jogo de posição”, analisa jornalista

Compartilhe com os amigos

FOTO: NYCFC

Ainda sem confirmar a chegada de Domènec Torrent, o seu trabalho vem sendo avaliado e analisado. Apesar de ter somente um time em seu currículo como treinador, o fato de ter trabalhado por muitos anos com Pepe Guardiola como auxiliar, dá uma ideia de que seus estilos sejam parecidos. É o que diz o jornalista dos canais ESPN, André Kfouri ao comparar o futuro técnico do Flamengo com o antecessor, Jorge Jesus.

A forma de construção ofensiva é bem diferente. Embora os dois, tanto Jesus quanto o “Dome”, tenham influências muito pesadas, o oráculo futebolístico é o mesmo, é a figura e as ideia de Johan Cruijff, eles constroem suas equipes de maneiras diferentes. Jorge Jesus constrói seus times com a bola como referência. É algo mais próximo culturalmente, tradicionalmente do que nós entendemos aqui no Brasil como o nosso futebol e o nosso futebol bem jogado. O “Dome”, assim como o Guardiola, é um proponente de algo chamado jogo de posição. É um método de construção ofensiva no qual a referência é o espaço. A bola vai ao espaço que é ocupado por jogadores pré-determinados.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


 

Times precisam aprender a jogar assim. O “Dome”participou de processos de catequização, digamos, sempre no bom sentido, tanto no Bayern de Munique quanto no Manchester City dessa forma de atuar. Agora, às vezes a coisa é contracultural. Isso não significa que esteja errado. Não há certou ou errado porque no elenco do Flamengo há jogadores com experiência internacional, adaptados e adaptáveis a diferentes maneiras de jogar futebol -, finalizou Kfouri.

Questões burocráticas separam o anúncio do espanhol Domènec Torrent do Flamengo. A previsão é que o contrato seja assinado nesta sexta (31). O treinador deve chegar com três auxiliares no Mais Querido. Jordi Guerrero, auxiliar técnico, e Jordi Gris, analista de desempenho, estão confirmados. O treinador também deve trazer para o Brasil um preparador físico. Este, no entanto, ainda não foi definido.

Compartilhe com os amigos

Veja também