O Flamengo retornou aos treinamentos no final de maio e entrou em campo em menos de um mês depois – na vitória por 3 a 0 sobre o Bangu, no dia 18 de junho. Porém, nem todos concordam com a ideia de voltar a jogar futebol dessa forma. Isso porque, clubes paulistas têm reclamado da data prevista para o Campeonato Brasileiro ser retomado. Juca Kfouri, no entanto, discorda da visão dos times de São Paulo.
Fernando Diniz, do São Paulo, e Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras, reclamaram publicamente por terem “apenas” 40 dias para treinar antes de voltarem a campo – o Flamengo retornou aos jogos com menos de 30 dias, após paralisação do esporte por conta da pandemia do novo coronavírus. No podcast Posse de Bola #39, do Uol Esporte, Juca acredita que os questionamentos quanto à data de retomada do Brasileirão seja desculpa antecipada para caso as equipes fracassem na competição.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
— Eu acho que os paulistas nessa questão dos treinamentos estão de mimimi. 40 dias para treinar é o sonho, nós passamos a vida inteira brigando que depois das férias os times tinham que ter pelo menos um mês para treinamentos, para começar a entrar em disputa. Terão 40, então, essa não é a questão -, afirmou Juca, antes de prosseguir:
— Reclamar, repito, que os outros começaram antes, a qualquer momento que o Brasileirão retorne, essa questão estará posta. E aí realmente estão inventando pelo em ovo porque, se a situação no outro estado é uma, a CBF não tem nada a ver com isso em relação a marcar o reinício do seu campeonato. Isso é uma bobagem, uma bobagem sem tamanho. É choro antecipado –, encerrou o jornalista.
A Confederação Brasileira de Futebol se reuniu com todos os presidentes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, na última semana, e, juntos, chegaram à conclusão de que o final de semana dos dias 08 e 09 de agosto seria ideal para que a competição fosse retomada. A decisão foi unânime. Porém, os treinadores de certas equipes não concordam com a data, pois justificam que o Flamengo voltou antes e, sendo assim, teria mais tempo de vantagem.