Marcos Vinicius Cabral: “Luz e sombra”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Duas derrotas, uma vitória, um empate e um futebol distante daquele que estamos acostumados a ver.

O início difícil no Campeonato Brasileiro mostra que o novo técnico do Flamengo vai ter que arregaçar as mangas, pois terá muito trabalho pela frente.

O time vitorioso de praticamente todas as competições que disputou em 2019, teve grande parte do mérito graças ao trabalho do técnico português Jorge Jesus, que recentemente deixou a equipe e voltou a Portugal.

Em seu lugar, assumiu o espanhol Domènec Torrent, que é da mesma nacionalidade que o bem sucedido treinador Josep Guardiola.

Mas, parem: as semelhanças com o compatriota terminam aí!

O torcedor rubro-negro precisa de respostas e apaixonado como é, não tolera ver o clube na décima sétima posição à frente de Goiás, Ceará e Coritiba.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Chegou a hora do clube procurar um novo técnico, ou então, ligar o ex-auxiliar de Guardiola no 220v para que adapte sua personalidade usando a inteligência emocional para fazer o que tem que ser feito para o Flamengo voltar a ser o Flamengo de antes.

E o que deve ser feito para o time retomar o caminho do sucesso?

Primeiro a atmosfera: Tudo o que começa ruim, não passa a ficar bom em um estalar de dedos.

Erramos para aprendermos e passamos a (tentar) não errar mais.

Ele (Domènec) erra nas suas escolhas, mas não consertou ainda, não parece ter a humildade para reconhecer e mudar.

Mas chegou mudando o time, colocando Rafinha e Arrascaeta no banco, improvisando Rodrigo Caio na lateral e distanciando Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, chamados por mim de Casal-19 (alusão ao ano espetacular que foi o do ano passado).

A cultura portuguesa é mais parecida com a brasileira do que a espanhola, fora o idioma.

No entanto, a afinidade cria uma energia positiva e quando ativamos nossa percepção diante dos fatos ao nosso redor, a vontade abraça a felicidade, e juntos e abraçados, nos condicionam a juntar a fome com a vontade de comer.

Não vejo essa fome com a vontade de comer em Domènec, que assiste pacientemente o Flamengo jogar como se dissesse à la Abel:”Foi lindo, cara!”.

Já o nosso ex-treinador Jorge Jesus, teve uma inteligência notável, pode não ter sido um intelectual, pois intelectual é quem estuda muito, mas teve uma inteligência perceptível.

Seus estudos foram colocados à prova dentro de campo e trouxe resultados expressivos, como a conquista da Libertadores ter sido um gol de placa e o Mundial ter batido na trave.

Técnico e jogadores se relacionam, e como um bom relacionamento, se houver cumplicidade, a relação vai de vento em popa.

A personalidade de Jorge Jesus, sua inteligência emocional, a maneira com que conduziu tudo, foi praticamente perfeito para o sucesso do Flamengo.

Deu liga e entre ele e jogadores, houve juras de amor.

Nenhum técnico conseguirá fazer igual, pode fazer melhor ou pior, mas nunca igual.

Em toda história no futebol, um time campeão dificilmente se mantém campeão por muito tempo.

Ora saem jogadores, ora muda técnico, ora falta torcida nos estádios em virtude da pandemia e do isolamento social causado pelo covid-19… e ser jogador nessas horas se torna uma tarefa ingrata.

O atual técnico rubro-negro tem que mostrar serviço e sair da sombra do Guardiola.

O Flamengo ainda tem para disputar nesta temporada o Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América e a Copa do Brasil.

Tem time, tem competições importantes e (infelizmente) não tem ainda um técnico.

O momento é difícil.

Obs.: Coluna publicada antes do jogo contra o Botafogo.

Por: Marcos Vinicius
Twitter: @ViniciusCharges

Aqui, expresso minha opinião, e você leitor, tem todo o direito de discordar. Comente, critique sem ofender ou elogie se merecer, mas não deixe de participar.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Manda esse técnico embora logo e traz logo Renato gaúcho

  • # FORA ESPANHOL FLP# FORA ESPANHOL FLP# FORA ESPANHOL FLP# FORA ESPANHOL FLP# FORA ESPANHOL FLP

  • #FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN#FORA DOMEN

  • Foi uma análise muito boa do momento do Flamengo. Posso ser desmentida mas acho que Domènec foi um erro. A diretoria deveria ter desistido quando percebeu que ele nada sabia dos jogadores. Para um time que tinha 15 dias para se se arrumar ficou claro que não daria certo. É ele fez besteira de.mmais nas escalações. Hoje por exemplo não concebo time sem Arrascaeta que ele parece não gostar ou acha que ele é Everton não podem jogar juntos. E eles fizeram uma dupla de sucesso no esquema do ano passado. Acho que deveria sair mas para isso o Flamengo tem que perder e isso não consigo fazer!

  • Na final do carioca o time já não estava bem, ganhou o campeonato porque o
    adversário era muito ruim. Até temos paciência, só não temos é tempo.
    O Dome precisa mostrar liderança e passar confiança para o time e torcedores.

  • Ao meu ver até o momento a única coisa que o “Dome” fez de errado foi chegar dando uma de Pinóquio dizendo que conhecia e acompanhava o time do Flamengo! Agora já deve ter dado tempo de conhecer os jogadores e características de jogo de cada um! 5 jogos já são mais que suficientes para ele aprender isso!

  • Ridículo, vou até parar de seguir a coluna. Concordo com todos os comentários anteriores, esse tipo de crítica e pessimismo também colabora pros maus resultados, falta de apoio faz muita diferença.

  • Que texto ruim! Que análise fraca e superficial! Este rapaz (deve ser bem jovem e imaturo) é jornalista? Como publicam algo assim. Deve ser porque nas redes sociais pide tudo. Este texto não se sustenta a uma primeira leitura em diagonal. Muito fraco.

  • Falou a verdade, porém acredito que os jogadores também não estão se esforçando, pergunta que não quer calar, será que o Flamengo não pagou algo que deve aos jogadores?

  • Grupinho da mídia bossal com um grupinho de torcedores imbecis que não aceita derrota.

  • Teoria água com açúcar ou chover no molhado tendenciando de forma irresponsável a demissão do técnico tendo em vista que os jogadores estão visivelmente sem, no mínimo, o chamado tempo de bola.

  • Muito ruim essa Matéria. Falta conhecimento. Técnico chegou agora, está conhecendo o time e Rafinha já estava vendido. Muito cedo e parcial.

  • Devemos esquecer o JJ. Já foi, acabou, obrigado mais já era. Nosso técnico agora é o Dome, q pegou a difícil missão de assumir um time campeão de quase tudo, e manter isso é difícil, mas devemos dar total apoio. Agora, ele merece críticas pelas escolhas erradas q vem fazendo em substituições e escolhas de atletas, principalmente o Sr Vitinho. Mas vamos esperar mais um pouco ainda É cedo pra jogar o cara no fogo, espero tbm q se ele não mostrar competência que seja demitido a tempo da gente recuperar os pontos deixados pra trás.

  • Texto tendencioso e esdrúxulo! Ratifica a teoria ridícula de que o atual treinador deve ser demitido por não manter o trabalho do antecessor que já não mantinha o padrão de antes pós pandemia. A culpa é do catalão!? Faça-me o favor! JJ abandonou o barco furado, apenas precisamos saber o que de fato ocorreu entre meados de março até o fim de julho.

  • Para as viúvas do Jorge Jesus uma informação importante. Na 5a partida sob o comando do JJ, levamos uma cepuada de 2×0 do Emelec., Depois na 7a partida, ainda fomos humilhados pelo Bahia por 3×0. O Domenec ainda nem jogou a 5a partida e as viúvas de plantão já tratam o cara como um derrotado. Isso não é uma opinião. Éuma tremenda falta de respeito com um profissional.

  • parem de comparar com JJ velho. Porra, flamenguista ta parecendo muleque de 15 anos quando termina com a primeira namorada. JJ é o principal responsavel por essa oscilação do elenco, por sair da forma como saiu, e quando saiu. Domenec não teve o minimo de treino para por em prática sua metodologia, isso sem falar na sequencia de jogos com os jogadores bem abaixo na questão física.

    Entretanto, parece que todos querem que o cara seja um Jorge Jesus Catalão. Meu Deus, que fase! Só falta pedirem para ele realizar o corte de cabelo igual, por que já criticam até a forma do cara na beira do campo. Jogador não precisa de ninguem gritando para jogar bola, já recebem muito bem para isso.

  • Pois é! Além de todas as bobagens faladas, num texto cheio de clichês e frases prontas, o cara parece aqueles jornalistas homossexuais (nada contra os gays!) que comentam novela: é uma história de amor para lá, casal-19 para cá, liga e juras de amor… Pelo amor de Deus! Além de tudo, fica nítido a postura contra o novo técnico e até passa uma impressão que o jornalista está apostando para o Flamengo não ser mais campeão. Vamos analisar a situação como ela deve ser analisada, com bom senso e imparcialidade!

  • Falou, falou, falou, e não disse nada!?

  • Nunca vi tanta bobagem junta num só texto! O cara tem dez dias a frente do elenco! Ele não é mágico os jogadores são os mesmo, só não estão num bom momento!

  • A verdade é que todo técnico, assim como qualquer profissional tem seu jeito, a diferença é que o novo treinador não conhece o elenco que tem, não sabe das particularidades de cada atleta, e ainda nao teve contato com a torcida ainda não sentiu o maraca vibrando, hoje é tudo muito distante, mas o time vai assimilar tudo o que ele tem a repassar, e o vento das conquistas logo a gavia irá voltar. Eternamente rubro-negro

Comentários não são permitidos.