Marcos Vinicius: “Chegou a hora do Flamengo jogar e convencer”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Criado em março de 2006 e lançado em julho do mesmo ano pelos americanos Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, o Twitter foi motivo de preocupação na noite de sábado (22).

Ao publicar a coluna ‘Sombra e Luz’, na véspera do clássico contra o Botafogo, realizado às 11h, no domingo (23), no Maracanã, recebi uma enxurrada de comentários ofensivos.

Alguns twitteiros e leitores do Coluna do Fla não me perdoaram sobre o que escrevi sobre Domènec Torrent, treinador do Flamengo.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Republico a parte que (acredito eu), tenha causado essa reação: “Chegou a hora do clube procurar um novo técnico, ou então, ligar o ex-auxiliar de Guardiola no 220v para que adapte sua personalidade usando a inteligência emocional para fazer o que tem que ser feito para o Flamengo voltar a ser o Flamengo de antes”.

No entanto, a parte marcada em itálico e pouco comentada me dá tranquilidade para continuar escrevendo sobre o Flamengo.

Domènec Torrent Font, nascido em Santa Coloma de Farners, província de Girona, na Espanha, o atual treinador tem na carreira apenas um título: o da terceira divisão, com o modesto Girona, na temporada
2004/05.

Antes disso, iniciou sua trajetória como técnico de futebol no CE Farners, clube de sua cidade, em 1991 e ficou até 1996, quando dirigiu o UD Cassà, da sexta divisão local, indo depois comandar o AE Roses, em 1997, e no ano seguinte, foi técnico do FC Palafrugell, onde ficou por cinco anos. Em 2003, transferiu-se para o Palamós, antes de, enfim, chegar no Girona, e conquistar seu único título na carreira.

Independente de ter sido na terceira divisão, título é título.

Entretanto, sua carreira ganhou proporções maiores quando ganhou muita coisa no Barcelona, não como técnico, mas sendo auxiliar, como as três Ligas Espanholas em 2008/09, 2009/10 e 2010/11; duas Copas del Rey em 2008/09 e 2011/12; três Supercopas em 2009, 2010 e 2011; duas Ligas dos Campeões da UEFA em 2008/09 e 2010/11; duas Supertaças Europeias em 2009 e 2011; e dois Mundiais de Clubes da FIFA em 2009 e 2011.

Após uma parceria de sucesso com Guardiola no famoso time espanhol, se mudaram para Alemanha e depois Inglaterra, e os títulos não cessaram.

No Bayern de Munique, por exemplo, ganhou três Bundesligas em 2013/14, 2014/15, 2015/16; duas Copas da Alemanha em 2013/14 e 2015/16; uma Supertaça Europeia em 2013 e o Mundial de Clubes da FIFA em 2013.

No Manchester City, uma Premier League em 2017/18 e uma Liga Inglesa em 2017/18, não os deixaram passar em branco.

Em 2018, retornando ao cargo de treinador principal, Dome foi contratado pelo New York City FC e fez apenas um trabalho razoável.

Tem agora o maior desafio da carreira, que é dirigir o Mais Querido e dar continuidade ao que Jorge Jesus deixou, quando naquele junho do ano passado, era apresentado ao Clube de Regatas do Flamengo.

Mas se o português Jorge Jesus estreava com um empate em 1 a 1 no reduto do Athletico Paranaense, primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, e depois um 6 a 1, na primeira partida sua no Maracanã contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.

Já Dome, começou com uma sequência ruim, como na derrota por 1 a 0 para o Atlético Mineiro, a humilhante goleada por 3 a 0 para outro Atlético, o Goianiense, a magra vitória contra o fraquíssimo Coritiba, o 1 a 1, num empate insosso com o Grêmio e mais um empate em 1 a 1, desta vez com um limitado Botafogo.

Eu deveria achar normal, na segunda rodada, na partida contra o Atlético Goianiense, Dome colocar Rafinha no banco, improvisar Rodrigo Caio na lateral, barrar Arrascaeta e começar o jogo com Vitinho em seu lugar.

Já na quarta rodada, me contentar em ver contra o Grêmio, Everton Ribeiro, capitão do time e melhor em campo, ser substituído para a entrada de Vitinho.

Aceitar a tranquilidade de um treinador que perdendo ou empatando a partida, não esboça reação em nenhum músculo do rosto.

Dito isso, sobre o jogo contra o Botafogo, houve uma evolução do time em relação ao jogo contra o Grêmio, mas mesmo com a posse de bola superior ao adversário, o Flamengo definitivamente não é o mesmo do ano passado.

Me surpreendeu as escalações de Pedro Rocha e Diego nos lugares de Gérson e Arrascaeta, mas me surpreendeu também suas atuações e as boas entradas de Thiago Maia e Vitinho em seus lugares.

O Flamengo continua dependente e muito de Bruno Henrique, que precisa recuperar a velocidade, sua principal qualidade, e Gabigol precisa ser mais decisivo.

Já o Botafogo, explorou muito bem a inexperiência de Matheuzinho e a velocidade de Luiz Henrique, o jogador alvinegro mais perigoso.

O gol de voleio de Pedro Raul aos 48 minutos do segundo tempo e o empate de Gabigol cobrando pênalti no último lance do jogo, fizeram valer a pena o clássico.

São cinco pontos em quinze disputados, e agora, o Flamengo terá uma semana de descanso antes de enfrentar o Santos, no domingo que vem, pela sexta rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro.

Partida difícil, mas chegou a hora do Flamengo jogar e convencer, pois o seu torcedor precisa de resultados melhores dos que ele que teve nessas cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020.

Por: Marcos Vinicius
Twitter: @ViniciusCharges

Aqui, expresso minha opinião, e você leitor, tem todo o direito de discordar. Comente, critique sem ofender ou elogie se merecer, mas não deixe de participar.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • NEM Jesus repetiria o feito de 2019. A surpresa do esquema tático foi decifrada pelos adversários que se fortaleceram e jogam o jogo da vida contra o FLA. Deixemos o Dome trabalhar, ninguém é auxiliar do Pep Guardiola por tanto tempo à tôa.

  • O Estagiário não enxerga o jogo. Tá focado em mudar e pronto. Achar que o Vitinho seja solução para alguma coisa, tá ruim, heim! Barrar o Arrascaeta e substituir o ER7, quando quem merece banco é o BH. O Gabigordo merece tbm uma sombra, pois não acerta a pontaria. Alias, os atacantes não decidem a jogada. Quando é pra chutar, passam, quando é pra passar, chutam. Porque o Michael não entra? O Thuler tbm tá merecendo jogar. O Thiago Maia e o Pedro Rocha foram os únicos acertos, mas não pode ser tudo de uma vez. O time está pronto e prometeu-se cautela. Alguém tem que sacudir essa turma e cobrar coerência do estagiário.

  • Calma galera, tenham paciência, contratei o DOME porque o mesmo financiou nossa semana na EUROPA, nos levou para os melhores restaurantes possíveis, cabarés melhores até que no RJ. NÃO SE PREOCUPEM que o contrato feito é para ser apenas ESTAGIÁRIO, chega já um TÉCNICO.
    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRA!!!!

  • # FORA MEU COMPATRIOTA E ILMO ESTAGIÁRIO, JÁ DEU MERDA!

  • Como bem disse outros, O ESTAGIÁRIO é um maníaco, acabou com todo um trabalho, não faz nd na beira de campo e todo jogo PEDE CONSOLO aos técnicos rivais, dando satisfação aos mesmos que precisa de tempo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. BABACA!

  • Achei o comentário do Sérgio Bianchi bastante coerente, sem fanatismo é bem isso mesmo !!
    O JJ foi como aquela mulher gostosa que a gente tinha em casa e era apaixonado, que mesmo ela dando sinais de que iria nos trocar a qualquer momento a gente preferia não enxergar (afinal o amorzinho tava tão bom,), e foi o que aconteceu, e como toda interesseira que se preza, foi embora no momento de maior vulnerabilidade, sem nem se despedir, deixando apenas um bilhete e a tristeza profunda em quem ficou. Restou agora, a casa bagunçada e a cabeça pesada, a gente não consegue esquecer aquela safada que nos abandonou (afinal foi tão intensa a paixão), e agora qualquer uma que coloquemos em casa nesse momento não vai dar certo (a mexidinha não é a mesma, o tempero não é o mesmo etc..), as comparações vão detonar qualquer novo relacionamento, é ingrato pra quem chega, geralmente não fica, às vezes é uma boa mulher mas a sombra da bandida é maior e acaba estragando tudo. Nos resta torcer para que tudo se encaixe o quanto antes e da melhor maneira possível. SRN

  • Depois de tudo que vencemos, o time que temos, peças individuais de alto nivel. Um padrão de jogo definido e que deu muito certo. Chega um técnico novo e muda tudo, sem nenhum resultado ou padrão de jogo que podemos confiar.
    Para quem acha isso normal sinceramente não é flamenguista.

  • Não acho que Vitinho tenha entrado bem. Thiago Maia sim jogou muito e tem que permanecer. Everton Ribeiro errou muotos passes e precisava sair.Arrascaeta nao podr sair .Diego nao funciona.O Michael tem que ser aproveitado.BH precisa treinar passes com Gabigol e BH melhorar condicionamento fisico.Gabigol precisa treinar chutes a gol de média distancia.O Fla precisa melhorar muito este técnico para mim já era.

  • Esse cara e um Abel catalão tem que sair Arracaeta e Gerson no banco fora já.

  • Kkkkkk

  • Chega de experiências! Agora é ou DÁ OU DESCE! Podemos retornar com o BARBIERI, que fez um bom trabalho com um time muito inferior a esse. Com esse time na mão e aquele estilo ofensivo que ele impunha, poderemos voltar a ser o FLAMENGO que deixamos de ser, a exemplo do Bayern que ganhou tudo com o ex-interino do clube.

  • O Dome herdou um time CAMPEÃO e COM PADRÃO DE JOGO DEFINIDO, é fato
    ele tinha duas opções, UMA, manter os mesmos jogadores e o mesmo padrão
    vencedor desde ano passado, OUTRA OPÇÃO, colocar o padrão dele, e foi o que ele
    fez, quatro zagueiros, um cabeça de área, dois armadores e três atacantes, dois
    pontas abertos e um no centro do ataque,(MÉTODO DO BARÇA e DO PEP), resumo,
    mudou tudo, tenho plena convicção que com o Dome o mengo vai começar do zero,
    gostando ou não, verdade seja dita, TODO TRABALHO DO JJ FOI JOGADO NO LIXO.

  • Essa analise so traz as informacoes convenientes pro argumento e esquece que o Jesus foi elminado da copa do brasil, quase foi eliminado da libertadores pro Emelec e tomou um 3×0 do bahia logo depois. Sem contar que o Flamengo jogava todo jogo com no minimo 60 mil no estadio.
    Jesus ja estava no Brasil assistindo aos jogos e negociando com outros times antes de fechar com o Flamengo e teve 20 dias de treino antes da estreia.
    É outro contexto, outra realidade. Deixa o Dome trabalhar e vamos torcer…

  • Vá se LASCAR SERGIO BIANCHI, VASCAÍNO FILA DA PUTA, leva esse Estagiario p teu time

  • Estagiario DESGRAÇADO, ninguém consegue acabar com uma time Consagrado em 20 dias

  • Que corneta, hein!
    Faltou o ilustre desconhecido autor do texto relembrar que JJ chegou e teve 20 dias para treinar o time antes de jogar, pegando os jogadores em forma, e assim se dando ao luxo de ter um início favorável para implementar seu sistema de jogo.
    Já Dome, chegou há 20 dias, encontrou o elenco fora de forma, sem ritmo, não teve tempo para treinar o time e já fez cinco jogos em duas semanas.
    E aí? É justo pedir a cabeça do cara? Só um nutela que não conhece futebol pode agir assim. E vai trazer quem? Abel, Mano, Zé Ricardo???
    Acontece que se estamos nessa situação incômoda, na minha modesta opinião, a responsabilidade é do tão idolatrado JJ e dos jogadores.
    Sim, JJ foi ótimo, me deu alegrias na arquibancada do Maraca que há muito não via.
    Mas foi ele que renovou o contrato e, menos de um mês depois, partiu inesperadamente levando toda a comissão técnica, e deixando os jogadores e a torcida sem entender nada.
    Para mim ele foi desonesto sim. Ou vai dizer que ele não sabia que o Benfica faria uma proposta? Tanto que ele mesmo disse depois que a proposta do Fla era financeiramente mais vantajosa.
    Então, não renovasse, e aí traríamos um treinador que teria mais calma e a essa hora os jogadores estariam em forma e com a metodologia do novo treinador assimilada!
    Lembremos, inclusive, que nas finais do carioquinha o Flamengo já vinha mal das pernas, perdendo a Taça Rio pro fluzinho e vencendo o carioca nos estertores, longe de jogar o futebol bonito de 2019.
    Então, parceiro, da próxima vez, relate a história sem omitir os fatos, porque senão fica parecendo que você tá cornetando o novo treinador.
    É aquela máxima, apontar o problema é mole, difícil é trazer a solução.
    Portanto, o melhor a fazer é apoiar e ter paciência.

  • Quero meu Flamengo de volta.

    Se para isso terão que demitir Dome, que o façam.

    Melhor apostar então no Mauricinho do nosso sub 20 que conhece o time, do que um estrangeiro que está querendo mudar um padrão consagrado e vencedor

  • Meu caro colunista, e notável que esse flamengo não é nem sombra daquele de2019, mas o que nos resta além de reclamar, pois se os homens fortes do flamengo parecem estar alheio ao que está acontecendo, embora eu acredite que isso também dependa dos jogadores, esses sim pode e devem mostrar o que está errado e corrigir, penso que também é preciso ter força de vontade e gana de ganhar, e assim provar que ainda há um flamengo forte e vencedor, foi feliz em sua publicação, parabéns por escrever uma verdade e. que precisa ser dita, tem que de fato ligar o alerta ou mandar esse tecnico vazar

  • Acho que o time ja vinha caindo de produção com JJ o time ja não jogou grandes coisas depois da pandemia e que acabou de estragar o time foi o JJ pois deveria sair antes de renovar pois ia ter tempo de trazer um tecnico e mesmo ter tempo de treinar

  • Esse técnico é um bosta e só repetir o time que jesus deixo e fazer as mesma que jesus fazia depois ele implantação do esquema dele auxiliar sempre auxiliar

  • ESTAGIÁRIO fila da puta, acabou com um time memorável em 20 dias

Comentários não são permitidos.