FOTO: REPRODUÇÃO
O Flamengo encara o Botafogo às 11h deste domingo (23), no Maracanã, em partida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com duas equipes em momento irregular e com apenas uma vitória para cada lado na competição, o clássico estadual se torna um dos principais jogos da rodada. Em meio a isso, a arbitragem passa a ter uma grande responsabilidade para não comprometer o resultado e o andamento do embate. Neste cenário, Jean Pierre Gonçalves Lima, do Rio Grande do Sul, é um dos grandes encarregados por impedir erros claros, uma vez que é o principal árbitro do VAR para o jogo.
Com 41 anos de idade, o profissional vai para seu terceiro jogo no Brasileirão de 2020, sendo o segundo nesta função. Na rodada anterior, ele foi árbitro de campo No triunfo do Red Bull Bragantino sobre o Fluminense, pelo placar de 2 a 1. Antes disso, ele já havia atuado como VAR em Santos 3×1 Athletico, na terceira rodada do Brasileirão.
O último jogo do Fla em que Jean Pierre esteve envolvido foi em novembro 2019: na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, ele foi o árbitro principal na goleada por 4 a 1 sobre o Corinthians, no Maracanã.
Além de Jean Pierre, há mais três profissionais envolvidos no trabalho de VAR para o duelo desta manhã. Thiago Luis Scarascati e Michael Stanislau executam as funções de assistente de árbitro de vídeo. Quem fecha a equipe é o carioca Nilson de Souza Monção, como observador de VAR. Vale destacar que o recurso, implementado no Brasileirão em 2019, tem se tornado cada vez mais relevante, chegando a alterar a dinâmica do mercado de apostas esportivas.
Enquanto o quarteto de VAR lida com as câmeras e monitores para evitar erros crassos no jogo, há também o quarteto de o quarteto de campo será comandado pelo gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Rafael da Silva Alves e Lucio Beiersdorf Flor são os assistentes – mais conhecidos como ‘bandeirinhas’, com o carioca Paulo Renato da Silva Coelho exercendo a função de quarto árbitro.