Quem são os responsáveis pelo VAR em Flamengo x Grêmio

Compartilhe com os amigos

FOTO: GAZETAPRESS

O Flamengo encara o Grêmio às 19h30 desta quarta-feira (19), no Maracanã, em partida pela quarta rodada do Brasileirão. Com duas equipes multicampeãs e protagonistas no cenário continental nos últimos anos, o clássico interestadual se torna um dos principais jogos da competição. Em meio a isso, a arbitragem passa a ter uma grande responsabilidade para não comprometer o resultado e o andamento do embate. Neste cenário, Andre Luiz de Freitas Castro é um dos grandes encarregados por impedir erros claros, uma vez que é o principal árbitro do VAR para o jogo.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Com 46 anos de idade, o profissional vai para seu terceiro jogo no Brasileirão de 2020, mas o primeiro nesta função. Antes disso, ele foi assistente do VAR na primeira rodada, no duelo entre Grêmio e Fluminense. Na segunda, ele foi juiz de campo no empate por 1 a 1 entre Red Bull Bragantino e Botafogo.

O último jogo do Fla em que Andre Luiz esteve envolvido foi ainda em maio de 2019: na quinta rodada do Brasileirão, ele foi assistente do VAR na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no Estádio da Independência.

Além de Andre Luiz, há mais três profissionais envolvidos no trabalho de VAR para o duelo desta noite: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao e Leone Carvalho Rocha executam as funções de assistente de árbitro de vídeo, ambos de Goiânia. Quem fecha a equipe é o mineiro Giulliano Bozzano, como observador de VAR. Vale destacar que o recurso, implementado no Brasileirão em 2019, tem se tornado cada vez mais relevante.

Enquanto o quarteto de VAR lida com as câmeras e monitores para evitar erros crassos no jogo, há também o quarteto de o quarteto de campo será comandado pelo catarinense Rafael Traci. Bruno Boschilia e Alex dos Santos são os assistentes – mais conhecidos como ‘bandeirinhas’, com o carioca Philip Georg Bennett exercendo a função de quarto árbitro.

Compartilhe com os amigos

Veja também