Notícias

Após alteração na Lei Pelé, Conselheiros do Flamengo fazem campanha por voto à distância

Compartilhe

Foto: YURI SOBRAL/ COLUNA DO FLA

Em setembro deste ano, o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.073/2020. Ela foi sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no mês seguinte, em outubro e prevê alterações no colégio eleitoral das entidades do setor desportivo. Em um dos seus artigos, prevê um “sistema de recolhimento dos votos imune a fraude, assegurada votação não presencial“, ou seja, voto à distância. Com base nesta lei, que altera também a Lei Pelé, conselheiros do Flamengo fazem campanha para angariar assinaturas para alterar o estatuto.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


Um texto endereçado ao presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Antonio Alcides, intitulado “Voto à distância em clubes é lei“, circula nos grupos de Whatsapp de sócios do clube. A proposta tem que ser acolhida para então começar os trâmites estatutários para ser posta em votação. Lembrando que mudanças que impliquem no andamento do processo eleitoral não podem ser feitos no mesmo ano que há eleição. Sendo assim, com eleições marcadas para 2021, a mudança teria que ser feita em tempo recorde para ter validade.

CONFIRA O TEXTO QUE SERÁ ENCAMINHADO AO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO:

Ilmo. Sr.
Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo
Dr. Antonio Alcides Pinheiro da Silva Freire

Ref: Votação Não Presencial

Prezado Dr. Alcides

O marco regulatório do desporto brasileiro – a Lei 9.615, conhecida como “Lei Pelé” – sofreu importante alteração em data recente. O Congresso Nacional aprovou e o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.073/2020, tornando obrigatória a realização de votação não presencial nos processos eleitorais das entidades de práticas desportivas (art. 22, IV).

Os associados abaixo listados, com base no que prevê a legislação em vigor, solicitam a Vossa Senhoria que adote os procedimentos necessários à alteração do Estatuto Social do Clube de Regatas do Flamengo, especialmente visando a realização das eleições que irão ocorrer em dezembro de 2021.

Saudações Rubro-Negras!

Ver comentários

  • Um assunto que está escapando a esta coluna: os bambis perderam mo campo e vão buscar no tapetão a validação de um gol ilegal. Tudo isso por conta da intervenção catastrófica do var tupiniquim. E aí, os times que disputam a parte de cima da tabela ficarão calados? Legal isso aí, apelar para esses imbecis que operam o var para não perder pontos. Virou vale-tudo,

  • Infelizmente, O. Ferreira, apesar de a arbitragem + VAR terem acertado na invalidação do gol, o SPFC tem o direito de pedir a anulação e é quase provável que consigam, pois ficou caracterizado um erro de direito. A regra do jogo não foi cumprida. O gol foi validado e o jogo reiniciado. Só depois houve a anulação do gol.
    Vale lembrar que em 2013 o Fluminense foi rebaixado em campo. A escalação irregular de um jogador pela Portuguesa-SP não teve qualquer peso técnico, mas foi um erro de direito que abriu a brecha.
    Mas, isso não significa que, tendo nova partida, eles ganharão os 3 pontos. Pode ser que percam a partida e não ganhem nenhum.

  • Quer encontrar uma mulher para uma noite? Bem - vindo ao --- S︆︆e︆︆xc︆︆o︆︆n︆︆t︆︆.︆︆C︆︆o︆︆m

Notícias recentes

  • Notícias

Rafael Sobis chama Jorginho de “melhor jogador brasileiro” e agradece ao Flamengo

Rafael Sobis afirmou que é um privilégio ver o volante rubro-negro em campo Até os…

15/09/2026
  • Notícias

CEO do Maracanã explica como excesso chuva prejudica o gramado da casa do Flamengo

Fred Nantes detalha os desafios da manutenção do campo e garante troca total da grama…

15/09/2026
  • Notícias

Atenção, torcedores! Rio interdita vias no Maracanã para Flamengo x Del Valle nesta quinta

Bloqueios em vias no entorno do Maracanã começam já pela manhã desta quinta-feira (17) A…

15/09/2026
  • Manchetes

Conselho Deliberativo do Flamengo aprova proposta de profissionalismo; veja quais foram as mudanças

Como ficou definido a questão "Profissionalismo" no Flamengo?   O Conselho Deliberativo do Flamengo tomou…

15/09/2026
  • Notícias

Torcedores do Flamengo elegem Samuel Lino e Pulgar nas premiações de agosto

Nação elegeu Lino como Craque do Mês, enquanto o gol de Pulgar contra o Vitória…

15/09/2026
  • Manchetes

Fluminense é o 1° classificado para a semifinal da Libertadores; Flamengo está na disputa

Como estão os confrontos das quartas de final da Libertadores?   Os confrontos decisivos das…

15/09/2026