FOTO: ALEXANDRE VIDAL/COLUNA DO FLA
O Flamengo de 2020 ficou marcado por ser um time irregular e pouco confiável. Desde a chegada de Domènec Torrent até o atual estágio de Rogério Ceni no Rubro-Negro, comprovam a oscilação da equipe de um jogo para o outro.
Contratado para tentar salvar a temporada depois de resultados desastrosos com Dome no comando, Ceni, além de não ter conseguido fazer o time render o esperado até o momento, sofreu dolorosas e vexatórias eliminações, na Copa do Brasil e na Libertadores. Em seus primeiros 10 jogos à frente do Fla, o treinador tem quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, resultando em um aproveitamento de 53,3%.
Neste mesmo ínterim, de dez partidas, Domènec teve aproveitamento superior ao do atual técnico. Obteve cinco triunfos, dois empates e três derrotas. Goleadas sucessivas, time mal fisicamente e pouco carisma foram fatores que acabaram minando o trabalho do catalão.
Com a chegada de Ceni, muito se falou sobre a provável melhora do setor defensivo do rubro-negro, ponto desastroso do trabalho de Dome. No entanto, pouco, para não dizer nada, mudou no quesito. O Flamengo segue levando muitos gols e os jogadores do setor ainda se mostram “frágeis” e pouco compactos. Tanto com Rogério quanto com Torrent, a equipe levou 13 tentos neste período (10 jogos).
Como trunfo, Rogério Ceni conta com um calendário mais vazio, com tempo hábil para planejar treinos e trabalhar suas ideais de jogo junto aos jogadores. Contudo, por outro lado, as semanas livres aumentam a pressão dos torcedores por rendimento e claro, resultados. Nos últimos compromissos, com espaço de uma semana entre eles, o Mais Querido “convenceu” e mostrou qualidade nas vitórias contra o Santos e o Bahia, ambos no Maracanã, mas pecou e decepcionou no empate diante do Fortaleza, no Castelão.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Com 49 pontos ganhos, sete atrás do líder São Paulo, que tem um jogo a mais, o Flamengo ocupa a terceira colocação do Brasileirão. Ainda sonhando com o octa nacional, o Rubro-Negro terá de ser perfeito daqui para frente na competição se quiser manter o título. Na próxima quarta-feira (06), os comandados de Ceni enfrentam o Fluminense, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.