FOTO: REPRODUÇÃO
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou nesta segunda (11), a suspensão da cobrança de dívidas de times de futebol durante a pandemia. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e visava aliviar os impactos da pandemia do novo coronavírus no esporte, com a paralisação do pagamento das parcelas negociadas pelos clubes que aderiram ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, o Profut.
Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção
“Apesar de meritória a intenção do legislador ao conceder o benefício fiscal, os dispositivos encontram óbice jurídico por não apresentarem a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro”, alegou o presidente em seu veto.
“A implementação da medida causa impacto no período posterior ao da calamidade pública, sendo necessária a apresentação de medida compensatória exigida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias”, disse Bolsonaro em sua justificativa.
Outros benefícios aos clubes que foram aprovados pelo Congresso e que também foram vetados, foi o fim da punição com juros por atrasos do pagamento do FGTS e também a exigência de trânsito em julgado para afastar os dirigentes que descumprirem regras de transparência financeira.
O Ministério da Economia, comandado pelo Ministro Paulo Guedes, afirmou que a proposta viola normas financeiras ao conceder benefícios sem apontar a estimativa do impacto orçamentário, umas das contrapartidas do programa.
Criado em 2015, o Profut teve a ampla participação do Flamengo desde a discussão inicial das propostas. O clube foi usado como símbolo e foi até convidado a comparecer no Palácio do Planalto na ocasião do seu lançamento. O Mais Querido foi ainda o primeiro clube a cumprir com todas as exigências e por isso foi logo incluído. As dívidas fiscais, bolo maior das despesas, tiveram um abatimento de quase R$ 90 milhões só com a adesão ao programa.
Seguindo os trâmites dos poderes nacionais, os vetos de Bolsonaro agora serão examinados pelo Congresso Nacional e poderão ser derrubados, bastando o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores da república.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…