Fundado por ídolo do Flamengo, Cuiabá conquista acesso à Série A do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/CUIABÁ/SITE OFICIAL

Noite histórica. Dono da marca de melhor mandante da Série B, com 18 jogos, são 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, o Cuiabá garantiu acesso antecipado à Série do futebol brasileiro, após o empate entre o CSA em 1 a 1 com o Brasil-RS, nesta sexta (22), sem precisar contar com o resultado da sua partida contra o Sampaio Correia, pela 37ª rodada. O “Dourado”, como também é chamado, ocupa a terceira colocação com 61 pontos e não pode mais ser alcançado pela equipe alagoana, em quinto, com 57.


Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção


O feito do Cuiabá também põem fim a um jejum de 35 anos sem uma equipe de Mato Grosso na elite do futebol do Brasil. O último foi o Operário-VG, no ano de 1986. Quem deu vida a equipe foi um ex-jogador e ídolo do Flamengo, Gaúcho, falecido em 2016.

Gaúcho foi campeão Carioca, da Copa do Brasil e peça fundamental para a conquista do pentacampeonato brasileiro, em 1992, junto com Junior e companhia pelo Mais Querido. Foram 200 jogos com o Manto Sagrado e 98 gols marcados. Após encerrar a carreira de atleta, ainda tentou ser treinador, em 2003, na mesma equipe que fundou.

O Cuiabá foi fundado em 12 de dezembro de 2001. De lá para cá já foi nove vezes campeão Mato-Grossense e duas vezes da Copa Verde, competição que reúne os clubes dos estados da região Norte e da região Centro-Oeste além do estado do Espírito Santo. Com início focado na base, o clube encontrou algumas dificuldades até ser comprado em 2008 pelo Grupo Dresch, proprietário da Drebor Borrachas Ltda, principal patrocinadora do time desde a sua criação.

Em 2011, deu início à sua arrancada para chega na elite do futebol brasileiro, quando na sua única participação na competição, ficou em terceiro lugar no geral na Série D do campeonato Brasileiro e subiu de divisão. Em 2016, após conquistar a Copa Verde em 2015, disputa seu primeiro torneio internacional, a Copa Sul-Americana. Em 2018, nova história foi escrita. Dono do melhor ataque, ficou em segundo lugar na Série C e ficou com uma das vagas para a Série B do Brasileirão.

Com somente 19 anos de vida, o Cuiabá enfrenta o Sampaio Correia, na Arena Pantanal, em partida iniciada às 21:30, pela 37ª rodada do Brasileirão.

Compartilhe com os amigos

Veja também