FOTO: ANDRÉ DURÃO
Desde 2016, com as chegadas de Diego Ribas e Paolo Guerrero, o Flamengo assumiu papel de protagonismo no mercado da bola. Porém, foi apenas no ano passado, que as contratações renderam grandes frutos, com a conquista do Brasileiro e da Libertadores. Apesar disso, com o 2020 atípico, a diretoria do Rubro-Negro comentou alguns erros e, mesmo com a temporada ainda em andamento, já planeja a próxima. Em suma, o Mengo optará por novos meios de fluxo em caixa, utilizando mais a base e fazendo contratações pontuais.
Com pouco dinheiro em caixa, o Mais Querido dificilmente terá contratações milionárias, como a de Arrascaeta e Vitinho. O foco, no momento, é utilizar os jogadores que retornaram de empréstimo, como o Yuri César, que se destacou no Fortaleza de Rogério Ceni. Dessa forma, atletas caros e de baixo rendimento ao clube, como o recém devolvido Pedro Rocha, devem se tornar cada vez mais escassos no Flamengo. Vale destacar que, naturalmente, nomes de peso ainda estarão no radar, mas não com a mesma frequência.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Além disso, o Flamengo precisa continuar pagando parcelas das compras de Pedro, Gabigol, Léo Pereira e Michael. Os dois últimos, muito criticados pela torcida, ainda não renderam o esperado pela diretoria do Mengo, e podem se tornar um prejuízo a longo prazo. Porém, naturalmente, o cenário teria sido diferente caso a pandemia do coronavírus não tivesse acontecido. Nela, o Mais Querido perdeu receitas enormes de sócios, pacotes de bilheteria e venda de camisas.
Apesar do cenário pessimista para este fim de ano, os rubro-negros arriscaram em seu orçamento, visto que há previsão de receita de R$ 953 milhões. Deste total, R$ 168 milhões são provenientes de transferência de jogadores. Em suma, o Mais Querido espera utilizar cada vez mais a sua base, como nos últimos anos, para render frutos ao departamento de futebol e financeiro. Porém, o Fla não descarta vender nenhum jogador considerado importante do elenco, visto que Gerson e Bruno Henrique já foram alvo de sondagens europeias.
Mesmo com o planejamento adiantado, o foco do Mais Querido é de 100% no Brasileirão, última competição da temporada. Nela, o Flamengo encara o Fluminense na quarta (06), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida terá exibição do Premiere FC, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com Rafa Penido no comando. Vale lembrar que, no primeiro turno, o Mengo venceu por 2 a 1.
O Flamengo deveria é dar um tempo nesse Marcos Braz, isso sim, mudar o encarregado das principais contratações…!!!j