FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO
Por: Higor Neves
O Flamengo chegou à reta final do Campeonato Brasileiro com chances significativas de ser campeão. Com 68 pontos, o Rubro-Negro encara o Internacional, atual líder, na 37ª rodada. Como a distância é de apenas um ponto, o Fla assume a liderança em caso de vitória no duelo. Com a briga pelo título sendo disputada por detalhes, uma ‘herança negativa’ deixada por Domenec Torrent pode prejudicar o Mais Querido: o saldo de gols.
Quando saiu do Flamengo, Dome deixou a equipe na terceira posição do Brasileirão. Apesar disso, a defesa era um ponto que destoava: foram 29 gols sofridos em 20 jogos. Sendo assim, mesmo com o melhor ataque da competição, o Fla ficou atrás do Internacional no saldo de gols. Depois da saída do catalão e chegada de Rogério Ceni, o clube da Gávea teve sua zaga vazada por 16 vezes em 16 jogos, conseguindo assim uma maior regularidade.
Apesar de ter ‘diminuído o prejuízo’, a distância para o saldo de gols do Internacional ainda é grande, com sete de diferença, a favor do time gaúcho (27 contra 20). Para superá-lo na próxima rodada, o Fla precisaria de um triunfo por quatro gols de vantagem – missão complicada, visto que a defesa do Colorado é, em média, a melhor da competição, com 33 gols sofridos. Apenas o Palmeiras foi menos vazado (32), contudo, o time paulista tem dois jogos a menos.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Vale destacar que o saldo de gols pode sim definir o título do Brasileirão. Isso acontecerá com a seguinte combinação: Flamengo vence o Internacional na 37ª; Internacional vence o Corinthians na 38ª; Flamengo empata com o São Paulo na 38ª. Se esse roteiro for seguido, ambas as equipes chegam ao fim do Brasileirão com 72 pontos. Na Série B, uma situação similar aconteceu, com Chapecoense e América-MG somando 73 pontos. No fim, o título foi para o time de Chapecó, que teve um gol a mais no saldo.
O QUE O FLAMENGO PRECISA FAZER PARA EVITAR O CENÁRIO?
Há três possibilidades para o Flamengo ‘fugir’ da disputa de saldo com o Internacional. A primeira, dependendo só de si, é: vencer as duas partidas que restam, o que levaria o Mais Querido a 74 pontos e, consequentemente, ao título.
As outras hipóteses já fogem do controle rubro-negro: o Fla precisaria vencer o Internacional e torcer para que a equipe gaúcha não conquiste os três pontos na última rodada, contra o Corinthians. A seguinte, ainda mais complicada, seria: empatar com o Inter e vencer o São Paulo no Morumbi, torcendo para tropeço (empate ou derrota) do Colorado frente ao Alvinegro Paulista.
CONFIRA NÚMEROS DE DOMENEC X CENI:
Jogos: 20 | 16
Vitórias: 10 | 10
Empates: 5 | 3
Derrotas: 5 | 3
Gols pró: 33 | 32
Gols contra: 29 |16
Aproveitamento: 58,33 | 68,75%
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Tá errada essa conta aí.
Esse critério já deveria ter mudado... é injusto. É tendencioso para favorecer time A ou B. O primeiro critério deveria ser confronto direto, mas estamos no Brasil, né?!
Como dito na reportagem, o Dome deixou o Flamengo na terceira posição. O que não foi dito nessa mesma reportagem é que a diferença para o primeiro colocado era de apenas e tão somente 1 ponto e com o RC já ficamos 7 pontos atrás. Sem contar que o Dome nós deixou nas quartas de final da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Libertadores e o RC fez a questão de nós eliminarmos. Conclusão, nós estaríamos bem mais colocados e não estaríamos dependendo de saldo de gols.
O critério de desempate deveria ser quantidade de gols marcados... valorizaria time que joga pra frente. Pois geralmente quem ataca mais fica sujeito a uma única bola de contra ataque.
Não vai ter empate!Vamos ganhar as duas!2x0 no Internacional e 2x1 no São Paulo!
????????
Também penso assim. É só vencer duas partidas seguidas e a conversa acaba.
O Flamengo deixou pontos para trás contra Fluminense, Atlético GO e Fortaleza. Não defendo o antigo técnico mas culpo a diretoria por falta de critério. Se tem um culpado, é essa diretoria e não o que o antigo técnico fez e faz, ao vender promessas a preço de banana (vide caso do Thuler), mas compra zagueiros e pede empréstimos a preço de ouro.
Já falei Rodolfo e continuo a afirmar: ESSA DIRETÓRIA É UMA B****!
Isso é besteira. Esquece o Dome. Com ele, estávamos bem, até começar a sequência de goleadas. Mas estava em terceiro a um ponto do líder, e classificado nas duas copas, sempre competindo forte em todas com o revezamento de jogadores.
Nosso treinador agora é o Ceni. E temos que torcer com ele, não ficar inventando lamentações.