Notícias

Clubes temem bloqueio de receitas da TV e pressionam por continuidade dos torneios

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

O Brasil vive o pior momento desde que a pandemia da Covid-19 foi decretada. Com o número de mortes e casos da doença aumentando por todo o país, alguns estados estão aumentando suas medidas restritivas e, consequentemente, suspendendo as competições esportivas, como os campeonatos estaduais de futebol. Paralelo a isso, os clubes têm pressionado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela não paralisação da modalidade.

Tal pressão tem acontecido, pois as equipes estão temendo que o repasse de cotas de participação nas competições e as parcelas dos contratos de direito de transmissão de cada uma delas seja congelado. Segundo informações divulgadas pelo jornalista Marcel Rizzo, em sua coluna no Uol Esporte, os clubes estão ameaçando “quebradeira geral” caso hajam cortes nesses pagamentos.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Ainda de acordo com Marcel,  as maiores preocupações englobam as parcelas de direito de transmissão dos Estaduais, uma vez que os torneios têm sido disputados por todo o Brasil. Além disso, os dirigentes também temem a suspensão das cotas de participação em competições como Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Isso porque, cada um desses campeonatos geram depósitos pontuais a cada avanço de fase. Em 2020, quando a pandemia foi decretada, as entidades responsáveis adiantaram os valores aos clubes. Este ano, no entanto, caso o futebol pare, não acontecerá isso.

A apuração do jornalista ainda dá conta de que a Record TV, por exemplo, emissora detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, tem uma cláusula contratual batizada de ‘Covid’ justamente por tratar dessa possibilidade. A ideia, com isso, é diminuir ou interromper o repasse financeiro em caso de paralisação do futebol no Estado do Rio de Janeiro.

Cabe destacar que, por enquanto, o Cariocão não foi afetado. As medidas restritivas no Estado e no município ainda estão bastante flexíveis e, portanto, não refletiram nas atividades esportivas. Apesar disso, tanto o Governador em exercício, Cláudio Castro, quanto o prefeito Eduardo Paes estudam as possibilidades diariamente de acordo com o aumento no número de óbitos e casos da doença no RJ.

Nathalia Coelho

Notícias recentes

Brasil se classifica em 2º, enfrenta o Uruguai nas quartas da Copa América e pode ajudar o Flamengo

Brasil e Uruguai se enfrentam no sábado (06), às 22h (horário de Brasília) Mais do…

02/07/2024

“99% de chance de Gabigol jogar no Palmeiras”, diz jornalista

De acordo com a jornalista Marcela Rafael, da ESPN, Gabigol está perto de assinar com…

02/07/2024

Dirigentes do Flamengo viajam à Europa para contratações de lateral e ponta

Marcos Braz e Bruno Spindel irão para o Velho Continente na missão de trazer jogadores…

02/07/2024

Tite define time titular do Flamengo para jogo contra o Atlético-MG em treino desta terça

Flamengo enfrenta o Atlético-MG na quarta-feira (03) O Flamengo volta a campo na quarta-feira (03),…

02/07/2024

Lembra dele? Ex-Flamengo, Felipe vai jogar a Champions League aos 40 anos

Campeão da Copa do Brasil 2013, goleiro Felipe disputará a principal competição da Europa O…

02/07/2024

Lorran perde vaga de titular para próximo jogo do Flamengo

Erick Pulgar ganha vaga no meio de campo e, portanto, Lorran voltou para o banco…

02/07/2024