Escritor prepara livro com a biografia do Flamengo contada através de HQs

Compartilhe com os amigos

IMAGEM: REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Por Tulio Rodrigues

O Flamengo tem uma literatura vasta. Autores como Ruy Castro, Edilberto Coutinho e Mário Filho já trouxeram obras com a biografia do Rubro-Negro. Porém, o escritor Mauricio Neves de Jesus promete algo completamente diferente. Ele está preparando o livro “Me Arrebata – Epopeias Rubro-Negras“, que conta a história do clube através de HQs. A arte é do ilustrador Renato Dalmaso.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Eu tenho esse projeto há muito, mas o grande empecilho é que eu não sou um desenhista, meu negócio é escrever e eu nunca conseguia encontrar um ilustrador que embarcasse no conceito da epopeia, da coisa grandiosa e de uma coisa mais artística. Eu encontrei o Renato Dalmasso que é de São Paulo e eu pedi uma dica para ele, se tinha algum ilustrador iniciante e aí ele gostou muito da história e a gente fechou a parceria.

O conceito é contar a história do Flamengo no arco narrativo entre 1895 e 2019 através de grandes momentos da maioria das modalidades além do futebol, como vôlei, basquete, remo, natação… Os recortes desse momento é através da minha ótica de torcedor e pesquisador. Eu já rascunhei os 47 gols de faltas do Zico pelo Flamengo, vou colocar o primeiro dia dele no Flamengo, na escolinha, que foi em 68, o FlaxFlu de 63, a minha ideia é colocar o Zico na arquibancada e o Junior que foi com o tio tricolor do outro lado e também teremos torcedores. No teaser dá para ver que temos o Jayme e a Laura, da Charanga —, disse Maurício em contato com a reportagem do Coluna do Fla.

O livro segue em produção e Maurício ainda está definindo os detalhes finais. Há conversas com o Flamengo para licenciamento e também há a ideia de criar um financiamento coletivo, no qual torcedores e entusiastas possam colaborar para o lançamento da obra. Foi criado até um cadastro para que todo andamento seja comunicado. Clique aqui para preencher o formulário.

Mauricio Neves de Jesus é escritor, advogado e professor universitário. Em 2011, lançou junto com Arthur Muhlenberg e Lucas Dantas, “1981 – O primeiro ano do resto de nossas vidas”. Livro que além de comemorar os 116 anos do Fla, também celebrava os 30 anos da Libertadores e do Mundial. Ele também foi do Conselho Consultivo do projeto do museu e é sócio-proprietário.

CONFIRA O TEASER DO LIVRO:

Compartilhe com os amigos

Veja também