Ex-presidentes do Flamengo emitem nota em defesa de Bandeira de Mello por indiciamento na tragédia do Ninho

Compartilhe com os amigos

FOTO: CLEBER MENDES/LANCEPRESS

Por Tulio Rodrigues e Paula Mattos

Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou 11 pessoas por conta da tragédia do Ninho do Urubu. Entre os indiciados, o antecessor de Rodolfo Landim, Bandeira de Mello. De acordo com o órgão, o ex-dirigente optou por não cumprir as determinações do Corpo de Bombeiros, e tinha a total consciência do estado dos alojamentos. Na noite desta quarta (03), seis ex-presidentes saíram em sua defesa e publicaram uma nota. Marcio Braga, Luiz Augusto Veloso, Kleber Leite, Hélio Ferraz, George Helal e Eduardo Motta assinam o texto.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Em nota, os ex-cartolas falam em “injustiça” e defendem que o cargo de Presidente do clube cuida somente de questões institucionais e que é impossível ter participação direta em todos os setores, cabendo aos vice-presidentes e funcionários: “Compete ao presidente os assuntos institucionais de relevância, enquanto que, cada área, através do seu vice-presidente, gerentes e funcionários, tem sua vida própria“, diz um trecho.

Eduardo Bandeira de Mello se defendeu na época da denúncia do Ministério Público e disse que a investigação ignorou as petições de sua defesa, as solicitações de produção de provas e que, ao tomar conhecimento da denúncia, ficou “decepcionado e perplexo” por ser incluído entre os responsáveis.

— Sabe-se lá a razão, mas a verdade é que a investigação ignorou todas as petições de minha defesa, solicitando produção de provas, bem como também ignorou tudo o quanto fora descoberto pela imprensa, numa linha que poderia ajudar a se chegar à verdade dos fatos —, diz em um trecho da nota, Bandeira de Mello.

Eduardo Bandeira de Mello e os demais denunciados irão responder pelo crime de incêndio culposo qualificado, pelos resultados de morte e lesão grave, apontadas como responsáveis pela tragédia. Ainda estão sujeitos às punições previstas nos art. 250, §2º, c/c art. 258, do Código Penal, com penas de detenção, de 1 ano e 4 meses a 4 anos, com aumento de pena de um sexto até a metade, em razão do concurso formal.

CONFIRA A NOTA DOS EX-PRESIDENTES NA ÍNTEGRA

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Os ex-presidentes do Clube de Regatas do Flamengo, abaixo assinados, vêm através desta, manifestar estranheza pelo fato de o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, ter se tomado réu no triste episódio, de amplo domínio público, no centro de treinamento George Helal, mais conhecido como Ninho do Urubu.

A nossa ação passa ao largo do corporativismo. Aqui estamos motivados pelo sentimento de justiça, pois pelo fato de já termos desempenhado esta mesma função, sabemos que, embora seja o regime presidencialista, nem tudo que ocorre é de conhecimento do Presidente do clube.

O nosso estatuto, pela grandeza do Flamengo, que tem orçamento superior a muitos municípios brasileiros, prevê uma divisão de responsabilidades, onde cada setor do clube tem um vice-presidente que, em última análise, é o presidente do referido setor. Logo em seguida, há os diretores e abaixo deles, gerentes e funcionários.

Compete ao presidente os assuntos institucionais de relevância, enquanto que, cada área, através do seu vice-presidente, gerentes e funcionários, tem sua vida própria.

Jamais cada um de nós teve interferência ou participação direta no dia a dia de todos os departamentos. Não é da alçada do presidente do clube verificar item a item o andamento logístico do clube. Aliás, seria impossível, dada a grandeza do Flamengo.

Em linguagem popular, seria exigir que o presidente batesse o corner, corresse para cabecear e, tendo ainda a obrigação de fazer o gol.

Impossível e, desumano.

Embora ainda impactados e com nossos corações partidos pelos nossos meninos do Ninho, não podemos cruzar os braços e assistir de camarote tamanha injustiça.

Este indiciamento tem como base o desconhecimento do estatuto que rege a vida de um grande clube. Por uma questão de justiça, urge imediata reflexão por quem de direito.

Rio de Janeiro, 03 de Março de 2021“.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quem nomea alguém a exercer certa função sob o seu comando, é tão responsável quanto, portanto, não tem como querer eximir-se da responsabilidade.
    Esse abaixo assinado é uma tentativa de mostrar a isenção do sr Bandeira perante a mídia e os associados. A justiça é sega e cada um será responsabilizado pelos seus atos.

Comentários não são permitidos.