IMAGEM: REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Por: Letícia Marques e Tulio Rodrigues
No dia 27 de maio de 2001, o Flamengo conquistava o tricampeonato Carioca em cima do Vasco. Aos 43 minutos do segundo tempo, Petkovic marcou um golaço de falta, que garantiu os dois gols de diferença e fechou o placar em 3 a 1. Nesta quinta (27), 20 anos depois, o Coluna do Fla conversou com o narrador Luiz Penido, que é dono de uma das melhores narrações daquele lance.
A narração do Penidão, como é carinhosamente chamado, marcou e até hoje é relembrada quando se trata do ‘gol do Pet’. Não à toa, o narrador considera como um dos momentos mais importantes de sua longa carreira nos rádios. Além disso, ele apontou como um dos tentos mais marcantes do Maracanã.
— Esse foi um dos gols mais importantes do Maracanã, do Flamengo e da minha carreira. Ter a oportunidade de narrar esse gol, foi um momento mágico, sobretudo pelo brilho que deu do Apolinho dizer que São Judas Tadeu tinha acabado de chegar no Maracanã. A torcida do Vasco já comemorava o título. 43 minutos, eu nem gritei “guardou” e nem gritei o gol na hora de forma convencional pela carga de emoção que tinha. Então era “Pet, momento eterno, e vai para história do Flamengo, é Pet, Pet, Pet…”. Foi mais que demais! Esse gol é realmente muito marcante.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Em contato com o Coluna do Fla, Pet relembrou a narração de Luiz Penido. O autor do gol revelou também uma conversa com o narrador há alguns anos. Por fim, o ex-jogador classificou a narração do Penidão como ‘maravilhosa’ e agradeceu pela emoção.
— Antes de falar da narração do Penidão, todas eram boas. Do Apolinho, do Luiz Carlos Junior, do Luiz Roberto, fantástico! É difícil você dizer… Acho que quem assistiu onde, que escutou no momento, para ele é aquela maravilhosa. Quando começam a falar, a chamar a batida, descrevendo o ambiente do Maracanã, que naquele momento a arquibancada estava com a energia passando pra mim e pra bola. Por isso a bola pegou aquele efeito, não foi pela minha batida não… O Luiz Penido foi fantástico, o Penidão foi maravilhoso naquela narração – antes de completar:
– Muitas vezes a gente já se encontrou e ele falando pra mim: “Essa foi a melhor narração, o melhor momento da minha carreira” e eu digo: “Você já deve ter narrado momentos maravilhosos”, “não, não, não é sua, é sua, esse foi pra minha carreira um momento fantástico” e eu: “se você está dizendo isso, Penidão, imagina o que esse gol significa pra minha carreira”. Então, esse momento ainda foi embelezado pelas narrações e a tua, uma das melhores. Obrigado mesmo por essa narração, por esse momento de explosão de emoções que você transmitiu na sua voz.
CONFIRA A REPORTAGEM DOS 20 ANOS DO GOL DO PET COMPLETA: