Notícias

Em busca da zaga ideal, Ceni chega a sete formações diferentes no Flamengo em 2021

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Há algum tempo o Flamengo vive um dilema no sistema defensivo. Desde a saída de Pablo Marí, o time rubro-negro ainda não conseguiu encaixar uma zaga titular. Com o atual técnico, Rogério Ceni, por exemplo, sete formações diferentes foram utilizadas somente na temporada de 2021.

Neste período, Ceni comandou o Flamengo em 14 partidas: oito vitórias, cinco empates e uma derrota. Ao todo, 20 gols foram sofridos, ou seja, uma média de 1,43 tento por jogo. A dupla de zaga mais utilizada foi Willian Arão, improvisado, ao lado de Bruno Viana, que foram titulares em quatro oportunidades.

Em busca da formação ideal, Ceni utilizou outras seis escalações diferentes na defesa. Curiosamente, o jogador que mais atuou como zagueiro foi Willian Arão, que é volante por origem. Isso acontece devido às recentes lesões de Rodrigo Caio, considerado titular absoluto da posição, porém, só atuou em quatro partidas em 2021, sendo apenas duas durante os 90 minutos.

No entanto, para o jogo deste sábado (22), contra o Fluminense, Rodrigo Caio retorna ao time titular. A tendência é que forme dupla de zaga com Willian Arão, sendo a quarta vez que Ceni optará por essa formação. O clássico começa às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, e é válido pelo segundo e decisivo jogo da final do Carioca.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


ZAGAS UTILIZADAS POR CENI EM 2021:
Arão e Bruno Viana – 4 vezes
Arão e Gustavo Henrique – 3 vezes
Arão e Rodrigo Caio – 3 vezes
Rodrigo Caio e Gustavo Henrique – 1 vez
Gustavo Henrique e Bruno Viana – 1 vez
Gustavo Henrique e Léo Pereira – 1 vez
*Gustavo Henrique, Bruno Viana e Léo Pereira – 1 vez

*Apesar de serem três zagueiros de origem, Léo Pereira atuou como lateral-esquerdo

Ver comentários

  • Tá certo que não existe zagueiro bom se o esquema não beneficiar , se o time não comprar a ideia , hj o Flamengo joga com quatro Meias no meio campo , mas a verdade a zaga é fraca , esse Bruno Viana é horrível , Gustavo Henrique parece um poste e o Léo Pereira é no mínimo descompromissado para terminar em terra de cego quem tem olho é rei ,o Rodrigo caio é apenas um jogador mediano e se destaca porque o nível dos nossos zagueiros é baixo d++++.