FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO
Que este elenco do Flamengo é movido por feitos históricos não é novidade para ninguém. Assim como no início da temporada passada, ainda sob o comando de Jorge Jesus, o Rubro-Negro dos primeiros meses de 2021, com o retoque de Rogério Ceni, também é o maior campeão entre os clubes de Série A. O comandante é o único na elite do futebol a conquistar três troféus: Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Brasileiro.
Há quem desconsidere a Taça Guanabara por ser apenas uma conquista de turno dentro do Campeonato Carioca. De qualquer forma, ainda assim, Rogério Ceni é o técnico mais vitorioso deste início de temporada 2021 entre clubes da Série A.
SUPERCOPA DO BRASIL
O primeiro título conquistado na temporada foi, também, um dos maiores desafios rubro-negro até o momento – visto o torneio colocou frente a frente os dois clubes de maior protagonismo recente no país. Em abril, Flamengo e Palmeiras decidiram a Supercopa em Brasília, novamente no Estádio Mané Garrincha, e o empate em 2 a 2 fez jus aquela que foi eleita a melhor partida nacional dos dois últimos anos (pelo menos).
O título foi decidido em uma emocionante disputa de pênaltis, que terminou 6 a 5 para o Mais Querido, com três defesas importantíssimas de Diego Alves. A cobrança do título saiu dos pés do zagueiro Rodrigo Caio, um dos últimos atletas disponíveis para bater a penalidade máxima.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
TAÇA GUANABARA
Nos pontos corridos, o campeão seria o líder da tabela de classificação entre os 11 clubes classificados para o torneio. A decisão, contudo, ficou para 11ª – e última – rodada entre Volta Redonda, primeiro colocado à época, e Flamengo, segundo.
Com gols de Michael e Vitinho, o Flamengo superou o adversário por 2 a 1, no Maracanã, assumiu a ponta da tabela, sagrou-se campeão e também garantiu acesso à semifinal do Campeonato Carioca.
CAMPEONATO CARIOCA
No último sábado (22), o Flamengo conquistou o 37º título carioca de sua história. A conquista veio após superar o rival Fluminense pelo placar agregado de 4 a 2, com três gols de Gabriel Barbosa e um de João Gomes, cria do Ninho.
Além da ampliar a disparidade para os rivais diretos do Estado, o Flamengo tornou-se, ainda, o único Hexa Tri do futebol do Rio de Janeiro – feito nunca alcançado antes na história do clube também. Assim, caminho segue aberto para o Mais Querido se igualar ao Botafogo como tetracampeão Carioca.
Além das conquistas neste início de temporada, o Flamengo também garantiu classificação às oitavas de final da Libertadores de forma antecipada. Na próxima quinta-feira (27), a equipe vai a campo contra o Vélez ‘apenas’ pela disputa do primeiro lugar do Grupo G – o tornaria o Rubro-Negro cabeça de chave no sorteio da fase mata-mata, dando a oportunidade de definir o confronto em casa.
Três dias depois, no domingo (30), o Mais Querido se reencontra com o vice-campeão da Supercopa do Brasil, Palmeiras, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para acontecer às 16h (horário de Brasília), no Maracanã.