FOTOS: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
O Flamengo vive ótima fase dentro das quatro linhas e, não à toa, goleou o Santos por 4 a 0 no último sábado (28), em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Capitão rubro-negro, Diego Ribas foi titular no duelo, mas deu lugar a Thiago Maia no decorrer da segunda etapa. Brigando por posição, os jogadores tiveram seus números comparados.
A comparação entre o desempenho de Diego Ribas e Thiago Maia foi feita pelo SofaScore, site especializado em estatísticas e números. O portal levou em consideração os últimos 425 minutos jogados por cada um dos atletas e revelou o seguinte:
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Diego Ribas — Thiago Maia
Jogos (titular): 6 (6) — 11 (3)
Gols: 0 — 1
Assistências: 1 — 0
Acerto no passe: 90% — 88%
Acerto no passe longo: 67% — 81%
Desarmes: 9 — 10
Interceptações: 2 — 10
Bolas recuperadas: 28 — 41
Faltas cometidas: 13 — 11
Amarelos: 4 — 0
Cabe destacar que, para a torcida do Flamengo, a ‘briga’ pela titularidade tem um vencedor: Thiago Maia. Aos 24 anos, o volante se destaca positivamente se comparado ao companheiro de elenco principalmente no acerto nos passes longos e nas interceptações. Após se recuperar de uma grave lesão que o fez operar e ficar longe dos gramados por cerca de sete meses, Thiago voltou mostrando um bom futebol e encantou novamente a Nação Rubro-Negra.
Diego Ribas, por sua vez, apesar de capitão do Mais Querido, aos 36 anos, tem sofrido com campanhas para deixar o clube após cinco anos. Com o contrato prestes a terminar, torcedores têm se mostrado inconformados com a titularidade absoluta do camisa 10 e, por isso, pedem que a diretoria não renove com o atleta. A justificativa é que, pela idade, o jogador não aguenta o ritmo de atuar como volante com a mesma intensidade que Thiago Maia.
Enquanto Renato Gaúcho quebra a cabeça para definir os 11 titulares da equipe, o elenco rubro-negro aproveita a terça-feira (31) de folga. Isso porque, o Flamengo só se reapresenta no Ninho do Urubu nesta quarta-feira (01), quando inicia a preparação para a sequência de jogos que começarão a partir do dia 12 de setembro, contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Diego merece continuar no Flamengo. O chutão que deu na final da Libertadores foi crucial para o Gol do Gabigol.
Diego não precisa ser titular, pois Thiago Maia está destruindo, mas Diego deve continuar sim no Mengão como uma segunda opção.
São dois excelentes jogadores. O Diego, pela experiência e liderança merece continuar no mais querido. Isso sem contar que deu celeridade ao meio campo e mais objetividade na saída de bola. Por isso ninguém sente saudades do Gerson.
Futebol é momento. Embora cultivemos uma memória afetiva de alguns jogadores que trouxeram glórias para o clube que amamos, apenas isso não serve para que reivindiquemos que ele seja titular na atualidade. Diego Ribas sempre será lembrado pela Nação Rubro-negra por aquele chutão que ele deu na final da Libertadores de 2019 que resultou no gol do título, mas, no momento, ele não é a melhor opção para atuar como segundo volante . Por causa do peso de seus 36 anos de idade, ele em muita dificuldade para fazer a transição defensiva para recompor a marcação quando o time perde a bola, por isso toma muitos cartões amarelos( o Isla apresenta o mesmo problema), o que deixa o Mengão muito vulnerável em seu sistema defensivo. Nessa função, o Thiago Maia voltou muito melhor e o time sobe de produção quando ele entra( por isso, o Mengão tem feito mais gols no segundo tempo). Diego Ribas ( e Isla) são jogadores para ficarem no banco de reservas, servindo como opção para o segundo tempo. Com a ascensão técnica do time do Atlético mineiro, o Mais Querido tem que jogar sempre com os atletas em melhores condições se quiser tee chances de ser campeão da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Tem muita diferença entre não merecer ser titular e não merecer jogar no Flamengo. O Diego na minha opinião tem lenha pra queimar até o fim do ano que vem pelo menos. Hoje seria reserva no meu Flamengo, mas ele vinha jogando muito bem. Disseram aí embaixo que ninguém sente falta do Gerson, e é verdade. Parte disso tem a ver com as grandes atuações do Diego há poucos jogos atrás, que parte da torcida com memória curta já esqueceu. O Thiago Maia voltou a jogar bem agora, porque até aquela partida contra o ABC em Natal ele estava horrível, sem ritmo, errando passes, se posicionando muito mal e sem força. Pegou covid, ficou um tempo fora assintomático e voltou muito melhor, com outra disposição física e entendimento da função em campo. Acho que ainda pode melhorar nos passes, está dando a bola no pé dos jogadores em lances que tem que dar na frente. Mas o tempo arruma isso. A troca no time titular é natural, mas o técnico vai saber como fazer. O “como fazer” no futebol, na gestão do elenco, é muitas vezes mais importante que o “que fazer”.
Aos jovens que ficam pegando no pé do Diego e pedindo para não renovar seu contrato eu lembro que: a juventude tem cura…
Toda gratidão pelo esforço, dedicação e profissionalismo do Diego dedicados ao Flamengo. Porém não tem conversa: futebol é momento e o Tiago Maia tem dado o máximo no pouco tempo que tem entrado em campo. Acho que ele merece a titularidade nos próximos jogos e que o Diego continue com a gente para estar disponível em jogos chave onde ele continuará sendo de suma importância.
Simples: Thiago Maia de Titular e Diego como 12o. jogador para entrar no segundo tempo, seja no lugar do Éverton, Arrascaeta ou do próprio Thiago Maia! Agora, alguns torcedores c***** que estão pedindo a saída do Diego, deveriam seguir a dica do Romário: “enfiar o dedo e rasgar”!!! KKK
Diego é uma fera e como dito acima parte fundamental do elenco. Neste momento começaria com o Thiago deixando o Diego para o 2o tempo. Um grande capitão que merece ter seu contrato renovado.