FOTO: DIVULGAÇÃO/CONMEBOL
Nesta quarta-feira (18), o Flamengo enfrenta o Olimpia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com vantagem de 4 a 1 no agregado, o Rubro-Negro joga ‘sem pressão’, mas respeita demais o adversário. Caso carimbe a vaga e chegue às semifinais, o Mais Querido atingirá a fase final invicto pela terceira vez na história. Curiosamente, ou não, as duas aconteceram na década de 80, os anos dourados do Mengão.
Em 1981, ano sagrado para a Nação, o Mais Querido teve boa campanha na primeira fase e terminou em primeiro do Grupo 3, com oito pontos. No entanto, por conta da diferença do formato daquele ano para o atual, um empate técnico com o Atlético-MG forçou um ‘jogo desempate’, vencido pelo Rubro-Negro em partida polêmica. Dessa forma, o Mengão avançou às semifinais, que eram disputadas em formato ‘triangular’.
No mesmo formato, o Mais Querido também chegou às semifinais invicto em 1984. Na ocasião, o Flamengo caiu no grupo de América de Cali (COL), Junior Barranquilla (COL) e Santos. Contudo, quem achou que seria uma chave complicada se enganou, já que o Flamengo ‘passou por cima’ dos adversários. Ao todo, foram cinco vitórias e apenas um empate, e a liderança veio com folga: 11 pontos e 19 gols marcados.
Além disso, o Rubro-Negro chegou às semifinais em mais duas oportunidades: 1982 e 2019. No entanto, as duas apresentam as próprias peculiaridades e não se encaixam no recorte de ‘invencibilidade’.
CONFIRA AS CAMPANHAS DO FLAMENGO NAS LIBERTADORES CITADAS:
1981:
7 jogos
2 vitórias
5 empates
+5 saldo de gols
1984:
6 jogos
5 vitórias
1 empate
+13 saldo de gols
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
A fim de confirmar a invencibilidade e conquistar a marca pela terceira vez, o Mais Querido já está em Brasília, onde entra em campo nesta quarta (18), às 19h15 (horário de Brasília), para enfrentar o Olimpia. Vale lembrar que, por ter vencido o primeiro jogo por 4 a 1, o Flamengo pode perder por até três gols de diferença que, mesmo assim, se classifica. A partida contará com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.