FOTO: PEDRO TESH/ FLAMENGO
O Flamengo saiu na frente no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Mais Querido venceu o Grêmio, pelo placar de 4 a 0, na Arena tricolor. O time teve a expulsão de Isla, mas mesmo com um jogador a menos, soube segurar, fazer os gols e definir a partida. Os tentos foram marcados por Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho. Um detalhe importante é que esses atletas em algum momento já foram criticado por boa parte da torcida do Mengo. Renato Gaúcho respondeu na coletiva sobre esse tema e o que fez desde sua chegada no comando da equipe.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
– As duas coisas são importantes: a vitória e o jogadores que estavam sendo contestados. Eu nunca duvidei da capacidade deles, bem pelo contrário. No primeiro dia que tive conversa com o grupo, não quis saber o que tava acontecendo antes da minha chegada. Se é que estava acontecendo alguma coisa. O importante é daqui para frente, um comandante diferente, novo e vamos trabalhar. Procurei conversar bastante com o grupo, apesar do pouco tempo corrigimos bastante coisas com o vídeo. E eu sei da capacidade desse grupo. Vem demostrando a cada partida, tô bastante feliz com isso e principalmente com alguns jogadores que estavam sendo contestados -, disse Renato Gaúcho
Desde a saída de Jorge Jesus, o elenco sofreu para manter o equilíbrio mesmo com uma base e jogadores qualificados. No entanto, alguns atletas estavam com desempenho a baixo e a torcida pedia a saída do plantel.
– Eu acho que acima de tudo é você conversar com seu jogador, sentir o problema dele, trocar ideias, procurar corrigir, dar moral, confiança, não só na teoria e sim na prática. Dentro do campo corrigir, até porque eu sempre falo, se esses jogadores estão no grupo do Flamengo eles não caíram de paraquedas. Foram campeões em seus clubes, demonstraram qualidade, por isso, estão aqui. E futebol ninguém desaprende, eu acho que o maior exemplo são esses jogadores que estavam contestados e hoje estão nos ajudando. Nós ajudando bastante -, concluiu
O Flamengo decide a vaga nas semifinais do torneio no dia 15 de setembro, no Maracanã. O Mais Querido volta a campo para enfrentar o Santos, na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. A partida acontece no sábado (28), às 19h (horário de Brasília).
Depois de um primeiro tempo ruim, onde se pronunciava uma derrota com o time numericamente inferiorizado. O segundo tempo foi surpreendente. Nem vou entrar no mérito da qualidade técnica, mas a dedicação e o empenho, mostrou a verdadeira raça rubro negra e construiu essa vitória admirável. Ficou também escancarado que quando há doação e suor, mesmo sem os titulares em campo, o Flamengo pode sim superar os adversários. Tiago Maia foi um gigante. Michael um guerreiro. Bruno Viana um dedicado. Felipe Luis e Diego Alves muito aplicados. Até o ER apareceu nesse segundo tempo como um cometa luminoso. Apenas Diego Ribas e Isla destoaram. O Flamengo já é respeitado por sua garra, se unir talento a isso, vai ficar difícil para os contra. Parabéns aos jogadores!
Que o Flamengo jogou bem, não há o que contestar. No entanto, temos que colocar os pés no chão e “entender” o que aconteceu: com o time completo (1o. tempo), o adversário pregou mais respeito e cuidado e por isto, tivemos mais dificuldades. Já após a expulsão e sem um dos nossos grandes nomes, o adversário “achou” que seria um parada fácil e venceria o duelo e por isso, abriu mão dos cuidados na defesa, deixando espaços. O resto, já sabem.
Apesar da vitória, foi um resultado atípico e pela primeira vez na vida, vi uma expulsão beneficiar o time, ao invés de prejudicá-lo. Que a guardem de lição.