FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Gabriel Ferreira
O Flamengo enfrenta o Palmeiras neste domingo, fora de casa, às 16h (horário de Brasília), pela 20ª rodada do Brasileirão, partida que marca a abertura do segundo turno. O jogo, além de permitir que o Rubro-Negro garanta mais pontos importantes, pode servir para o Mais Querido dar fim a um ‘tabu’: o de só ter vencido fora de casa uma partida de abertura de returno desde o início da era dos pontos corridos, em 2003.
O primeiro confronto do Flamengo nessa situação foi em 2005. Na ocasião, o Mengo foi a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro. A partida, disputada no Mineirão, terminou em 0 a 0.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Dois anos mais tarde, o Flamengo enfrentaria o Palmeiras, em São Paulo. Foi a primeira derrota do clube fora de casa pela rodada inicial do returno do Brasileirão. O Alviverde bateu o Fla por 2 a 1, com gols de Caio e Gustavo para a equipe paulista, e Paulo Sérgio para o Rubro-Negro.
De lá para cá, o time carioca saiu do Rio de Janeiro para “abrir” o segundo turno em outras sete ocasiões e só saiu vencedor na campanha de 2019, quando bateu o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão. Gabigol e Arrascaeta marcaram para o Fla, enquanto Thiago Neves descontou para a equipe mineira.
AS PARTIDAS FORA DE CASA PELA ABERTURA DO RETURNO DESDE 2003
2005- Cruzeiro 0 x 0 Flamengo – Belo Horizonte
2007 – Palmeiras 2 x 1 – Flamengo
2008 – Santos 2 x 2 Flamengo
2010 – São Paulo x Cruzeiro
2011 – Avaí 3 x 2 Flamengo
2014 – Goiás 1 x 0 Flamengo
2017 – Atlético 2 X 0 Flamengo
2019- Cruzeiro 1 x 2 Flamengo
2020 – Atlético 4 x 0 Flamengo
Vale destacar que, em algumas edições, a rodada de abertura do returno não foi disputada a 20ª. Isso devido à quantidade de equipes na competição, como na caso das edições de 2003, 2004 e 2005.
RETROSPECTO COMO MANDANTE
Se por um lado os números não são tão bons como visitante, o Fla ostenta bom retrospecto como mandante. Das oito partidas de abertura de segundo turno disputadas em seus domínios, o Mengo conseguiu seis vitórias e dois empates. A maior delas justamente no início da era dos pontos corridos, contra o Bahia, em 2003. No Maracanã, o Rubro-Negro aplicou sonoros 6 a 0.
PARA QUEBRAR O ‘TABU’
Depois de anos de reestruturação financeira, o Fla chega à abertura do returno de 2021 como um dos principais candidatos ao título. Esse posto é resultado do elenco qualificado e multicampeão formado e que, inclusive, vai em busca de mais, começando pela partida de domingo (12).
Gerson é um dos principais jogadores do Flamengo na temporada 2024 O técnico Dorival Júnior…
Flamengo enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira (13) Nesta quarta-feira (13), o Flamengo enfrenta o Atlético-MG,…
Filipe Luís atuou pelo Atlético de Madrid (ESP) na época em que era jogador Filipe…
Arrascaeta vai passar por procedimento cirúrgico para tratar dores no menisco Depois do título da…
Rennes (FRA) anunciou Jorge Sampaoli como novo treinador Na última segunda-feira (11), o Rennes (FRA)…
Corinthians está em busca de exercer a opção de compra de Hugo Souza A negociação…
Ver comentários
Humildade e pé no chão.... às vezes a pilha mediática ( tabú daqui e de acolá, recorde, invencibilidade...) estraga o desempenho do time. Tudo o que o FLAMENGO precisa é entrar em campo com os pés no chão. O Palmeiras é um time violento e desleal e tem no Felipe Melo e no Rony os artífices do exercício da violência. Neste momento, em que todos estão contra o MENGÃO, toda a cautela é pouca e o Palmeiras está a liderar o motim contra o nosso MENGÃO...