FOTO: REPRODUÇÃO
Liberado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para ter portões abertos ao público no jogo contra o Grêmio, na próxima quarta-feira (15), pela Copa do Brasil, o Flamengo criou um clima ‘hostil’ com os demais adversários da Série A. Em reunião marcada pela Confederação Brasileira de Futebol, na última quarta (08), representantes dos 19 clubes presentes debateram a possibilidade do Rubro-Negro ser punido caso a torcida compareça ao Maracanã.
Segundo informações divulgadas pelo Uol Esporte, na ocasião, os cartolas não chegaram a uma conclusão sobre como o Flamengo poderia ser punido se mantivesse sua ideia de contar com a Nação Rubro-Negra no jogo contra o Grêmio. Apesar disso, a ideia dos clubes rivais é acionar o STJD sobre o caso até esta sexta-feira (10), com o objetivo de derrubar a liminar favorável ao Clube da Gávea.
Os clubes querem que o processo ande rápido no STJD, devido à proximidade da partida entre Flamengo x Grêmio. O presidente do Tricolor Gaúcho, Romildo Bolzan, inclusive, reforçou a ameaça do time não entrar em campo se o confronto tiver mesmo a presença de público. O mandatário entende que o Clube do Sul está respaldado pelo regulamento da Copa do Brasil.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Sendo assim, como não houve público quando o Grêmio foi mandante, no jogo de ida, Romildo entende que não poderá ter ‘a favor’ do Flamengo, na partida de volta. Cabe ressaltar que a argumentação dos clubes junto ao STJD terá como foco o fato de que a CBF, tem, sim, uma parcela de autonomia para deliberar sobre o assunto do público, já que é organizadora da competição.
Para os clubes contrários à atitude do Flamengo, a prerrogativa das autoridades locais (Prefeitura e Governo, por exemplo) para liberar a presença de torcida — como citada na liminar concedida pelo presidente do tribunal em favor do Mais Querido — corre por fora, em paralelo. Com isso, a ideia é de que a CBF também tenha sua posição levada em consideração no debate sobre o assunto.
Em meio às polêmicas no extra-campo, o jogo entre Flamengo x Grêmio, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (15), no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília). Vale lembrar que, na ida, o Mais Querido goleou os donos da casa por 4 a 0 e, portanto, deixou a classificação à semifinal bem encaminhada.
Com torcida ou sem torcida o gremio está caminhando pra eliminação WO, não, é muito feio, prejudica o espetáculo e patrocinadores, a gente não tem culpa , se os outros clubes não tem protocolo, ninguem paga as contas do Flamengo, outros clubes não se organizaram financeiramente… todos precisam de arrecadação…inclusive o grêmio…
Fica meio estranho punir o clube quando o STJD, ou sejam o SUPREMO TRIBUNAL do desporto dá uma liminar para o Flamengo ter torcida. Fica incoerente, para nao dizer que afronta a decisao judicial.
De toda forma, caso a liminar caia, ai sim o Flamengo com toda a certeza nao deve colocar a torcida no estadio e seguir as determinações da justiça;
É preciso respaldo jurídico muito bem embasado. Sem possibilidade de surpresas contra o Flamengo. Nessa queda de braço, só o Flamengo tem a perder, pois já está com a classificação encaminhada. Não vale a pena mirar alguns tostões e colocar em risco a premiação final. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Lembrem de 87. Não se pode confiar nesses clubes coleguinhas, isso não existe. É cobra engolindo cobra.
A postura dos outros times da série A demonstra claramente pq o nosso futebol está anos-luz atrás do futebol europeu… lamentável… particularmente e mesmo sendo FLAMENGUISTA, sou contrário a presença de público nos estádios nesta fase da pandemia, mas o FLAMENGO está muito bem respaldado…
Art. 124 – Fica expressamente proibido postular, demandar ou recorrer à Justiça ordinária, exceto nas hipóteses admitidas pela FIFA.
Art. 127 – Aquele que descumprir ou, de qualquer modo, concorrer para a infração da norma imposta pela FIFA e CONMEBOL, que veda demandar ou recorrer aos órgãos da Justiça ordinária, ficará sujeito à jurisdição, às penalidades e sanções estabelecidas nos Estatutos da FIFA, da CONMEBOL e da CBF. Parágrafo único – Caso a CBF tome conhecimento de qualquer medida ou ação na Justiça ordinária promovida em benefício de entidade de prática ou de administração do desporto, por si ou por terceiros, tal infração deverá ser imediatamente comunicada à CONMEBOL e à FIFA para as providencias cabíveis.
Este é o estatuto da CBF respaldado pela FIFA, o Flamengo precisa ter muito cuidado com essa história de ir contra o regulamento de campeonato e o acordado entre os clubes. Se toma uma suspensão da FIFA, fica sem Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e disputa no Mundial.