Notícias

Vantagem conquistada pelo Flamengo na semifinal da Libertadores só foi revertida duas vezes na história da competição

Compartilhe

FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO

O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no último dia 22, no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores, e deu passo importante rumo à grande decisão continental. Apesar do ‘gostinho de quero mais’ por parte da torcida rubro-negra, a vantagem de dois gols nesta altura do torneio pode deixar os flamenguistas mais otimistas, levando em conta dados históricos.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Dois gols de diferença não é a vantagem mais segura em um confronto de mata-mata. Porém, esta perspectiva cai por terra quando o assunto é semifinal de Libertadores. O formato atual da competição continental (fase de grupos + mata-mata) existe desde 1988, e desde então em 22 ocasiões houve um vencedor por dois ou mais tentos no primeiro duelo da semi. E em somente duas oportunidades esta equipe não foi à finalíssima.

A primeira vez ocorreu em 2017. O time do Cúcuta, sensação e grande surpresa do torneio, enfrentava o poderoso Boca Juniors na semifinal, e venceu o primeiro embate por 3 a 1, na Colômbia. Contudo, na Bombonera, os argentinos fizeram prevalecer a tradição em Libertadores e avançaram após triunfarem por 3 a 0.

A segunda e última vez que uma equipe conseguiu o feito de reverter a vantagem de dois gols em uma semifinal de Libertadores é bem famosa entre os brasileiros. Em 2013, o Newell’s Old Boys bateu o Atlético-MG por 2 a 0, na Argentina, e ‘encaminhou’ a classificação. No entanto, tudo mudou com o confronto de volta, disputado no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O Alvinegro devolveu o resultado e, na disputa de pênaltis, Victor prevaleceu e garantiu o time mineiro na decisão.

Com as estatísticas históricas à favor, o Flamengo joga a vida na Libertadores nesta quarta-feira (22). A partir das 21h30 (horário de Brasília), o Mais Querido enfrenta o Barcelona, em Guayaquil. Caso confirme o favoritismo e elimine os equatorianos, o Rubro-Negro carimbará passaporte rumo à grande decisão continental, que será disputada no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Notícias recentes

  • Notícias

Criador de conteúdo sofre perseguição após vídeo sobre polêmica em jogo do Palmeiras

Vídeo expôs a pressão de jogadores do Palmeiras sobre a arbitragem na anulação de um…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo espera valorização de Jorge Carrascal na Copa do Mundo

Seleção Colombiana convocou Jorge Carrascal para disputar a Copa do Mundo de 2026 O Flamengo…

04/06/2026
  • Manchetes

Flamengo monitora atacante argentino e enfrenta disputa com Palmeiras e Cruzeiro

Qual é o atacante do Tigre (ARG) que aparece como possível contratação do Flamengo?  …

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quinta, 04/06/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 04 de junho O Coluna do Fla reuniu…

04/06/2026
  • Manchetes

Filipe Luís e Rodrigo Caio fecham nova parceria após saída do Flamengo

Qual é a nova parceria entre Filipe Luís e Rodrigo Caio?   Desde que saíram…

04/06/2026
  • Notícias

Esposa de Lucas Paquetá relembra investigação ao jogador e revela: “Perdeu o time dos sonhos”

Duda Fournier se emocionou ao relembrar investigação a Lucas Paquetá O Flamengo 'repatriou' Lucas Paquetá…

04/06/2026