Premiação volta a ser polêmica no Flamengo, e assunto vira pauta interna em meio a crise

FOTO: ALEXANDRE VIDAL / FLAMENGO

Apesar do orçamento bilionário, o Flamengo vive, internamente, um dilema acerca dos salários dos funcionários e das premiações pelas competições. Desde o episódio de Doha, em 2019, quando houve a polêmica da premiação no dia da final do Mundial, o Rubro-Negro mudou radicalmente a política de recompensa por vitórias e títulos. A atitude é questionada até os dias de hoje.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


A insatisfação com o ‘bicho’ se dá muito por conta da defasagem salarial, visto não há mais uma recompensação financeira que ‘mascare’ o baixo salário mensal. Segundo o Globo Esporte, em 2019, o Flamengo pagava durante todo o Brasileirão entre mil e mil e duzentos reais por cada rodada no G-4. A partir de 2020, o valor de ‘bonificação’ passou a ser proporcional ao salário do mês.

Sendo assim, durante a campanha do oitavo título brasileiro, o ‘bicho’ para os profissionais da parte mais baixa do escalão do Flamengo chegou a ser constrangedor em algumas ocasiões. Determinados funcionários receberam o pagamento de R$ 9 reais por cada vitória. No entanto, cabe destacar que em 2021, não há mais premiação por partida. O valor desta temporada é pré-estabelecido, e proporcional, em caso de título e vice-campeonato.

O ponto que mais gera insatisfação entre os funcionários do Flamengo é o levantamento feito nos outros clubes. Os profissionais do Ninho do Urubu sabem, por exemplo, quanto o Cuiabá recompensou a delegação pelo empate no Maracanã, quanto o Red Bull Bragantino vem pagando por cada vitória no Brasileirão, além do valor pago pelo Athletico-PR pela classificação à final da Copa do Brasil. Como dito, no Rubro-Negro não há nenhuma bonificação ao longo da temporada.

O incômodo dos funcionários é reconhecido pelos superiores, visto que o tema foi debatido por Fabinho, novo gerente de futebol. Segundo alguns profissionais que participaram da apresentação do dirigente, ele prometeu discutir o assunto e “brigar pelo bicho de todos”. No departamento de futebol, Bruno Spindel, diretor executivo, é o responsável por tratar do assunto com os outros setores do clube.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Esse ano só fará jus à premiação se for tri da libertadores.

  • Quem enriquece um time de futebol, são os bons jogadores. Portanto o lucro tem que ser dividido.

  • Parece que querem participação nos lucros. Esta lei até existe, mas nenhuma empresa cumpre. Trabalho a muitos anos numa empresa e nunca me deram participação nos lucros, contrariando a lei e fica por isso mesmo. Me lembro de um time grande aqui do Brasil, que quem premiava os funcionários pelos bons resultados conseguidos era o treinador, que pegava o seu prêmio e dividia com os funcionários, incluindo o roupeiro. Pela história deste treinador tá na hora de Renato Gaúcho, Cuca, Valentim, Abel, Marcão, Barbiere e todos os outros tirar o escorpião do bolso e premiar merecidamente a galera que realmente trabalha aí nos clubes.

  • Acho que o pessoal aí embaixo não entendeu. Quem está insatisfeito com essa questão são os funcionários do clube, não os jogadores. O Flamengo paga salários ridículos para seus profissionais e ainda quer aparecer com bicho de 9 reais. É até falta de respeito pagar esse valor. Não é atoa que teve debandada de funcionários nos últimos 15 meses.

  • Venda de Rodrigo Muniz! Como esta fazendo falta o Garoto! Já arrebentando lá fora, dois gols no último jogo! Disparada, uma das piores vendas da história do flamengo! Milhões de euros TIRADOS do flamengo por mais 1 clube de quinta, na mão grande, logicamente… Como se jogam dinheiro fora! E o nosso estádio… Botem na conta dos 3 patetas Marcos Braz SPINDEL E LANDIM

  • É até ridículo um jogador do Flamengo querer reivindicar um prêmio que um jogador de um clube pequeno recebe pôr jogo olha o salário que esses times pequeno pagam seus jogadores chega ser vergonhoso se for mesmo esse o problema do Flamengo.

  • Bicho ? Os caras ganham muito bem pra exigir bicho , independente do cargo dentro do clube ! Vão jogar bola que é o melhor que vocês fazem!

  • Essa é nova, prêmio por vexame.

  • Enquanto trabalhamos por um salário esses vagabundos do flamengo kerem prêmios

  • Premiar esse lixo de time nunca….