Formação preferida, títulos e mais: conheça Paulo Sousa, técnico contratado pelo Flamengo

Compartilhe com os amigos

Treinador foi um dos primeiros candidatos ao cargo a se reunir com a diretoria rubro-negra


Por: Paula Mattos

Paulo Manuel Carvalho Sousa é um português de 51 anos, que atualmente comanda a Seleção Polonesa. No entanto, segundo o jornal Record, o treinador irá se desligar da Federação e assinar o contrato com o Flamengo por dois anos, a partir de 2022. Sendo assim, a reportagem do Coluna do Fla levantou os detalhes sobre a carreira do técnico.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


CARREIRA:

Paulo iniciou a carreira como auxiliar técnico da Seleção Portuguesa, em 2008. Como treinador principal, acumula passagens por Queens Park Rangers, Swansea e Leicester (Inglaterra), Maccabi Tel Aviv (Israel), Videoton (Hungria) e Basel (Suíça).

Após rodar o mundo, Paulo Sousa foi à Itália para comandar a Fiorentina, nas temporadas de 2015 e 2016. E foi com o futebol italiano que, segundo ele, aprendeu a entender melhor o ponto de vista tático do jogador, assim como a convivência com o ex-técnico Marcelo Lippi o ensinou a ser mais inteligente também taticamente.

Com boa passagem pela Fiorentina, Paulo se transferiu para o Tianjin Tianhai, da China, onde ficou de 2017 a 18. No ano seguinte, se tornou o técnico do Bordeaux, da França, último clube que comandou antes de assumir a Seleção Polonesa, em janeiro de 2021.

ESTILO DE JOGO E DESEMPENHO:

A formação preferida de Paulo Sousa é o 4-2-3-1, esquema conhecido por trabalhar com quatro defensores, cinco meio campistas e um atacante referência. É um dos sistemas mais utilizados no futebol mundial, devido ao equilíbrio que proporciona às equipes, com diversas possibilidades de variações táticas e flexibilidade, o que facilita na adaptação às características dos jogadores. Um dos pontos de destaque é, também, a presença da boa marcação pelos lados.

Jogos: 442 no total
Vitórias: 205
Empates: 113
Derrotas: 124
Média de pontos por jogo: 1,65

TÍTULOS:

1 Campeonato Suíço – Basel (14/15)

1 Campeonato Israelense – Maccabi (13/14)

1 Taça da Liga da Hungria – Videoton (11/12)

2 Supertaça da Hungria – Videoton (11/12)

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Mister, depois de ganhar tudo no Flamengo, achou que era mais do que realmente era e foi pro Benfica achando que logo chegaria a treinador do Real Madrid, ou da Seleção Portuguesa. Deu no que deu…rs. Pediu pra sair do Benfica, e o Flamengo, que ele esnobou solenemente, não o quis mais. Está desempregado.

    Sempre disse que sua trajetória no Brasil foi um ponto fora da curva. Ninguém sabia de seus métodos, da disciplina tática e da intensidade, já que aqui só existiam retranqueiros adeptos do “empate útil” e do 1×0, do “ficar fechadinho” e sair no contra-ataque, jogando por uma bola, os Felipões, Manos Menezes e Carilles da vida, que perderam o emprego justamente depois de goleadas para o Flamengo. Pegou todo mundo de surpresa, e quando acordaram o Flamengo já tinha abiscoitado a Libertadores e o Brasileirão no mesmo final de semana, com todos os recordes possíveis e imagináveis, repleto de goleadas, sendo que o Brasileiro com 90 pontos e 16 de diferença sobre o vice. Hj em dia todo mundo joga como o Flamengo jogava em 2019, tanto que em 2020 ganhamos o Brasileirão perdendo o último jogo, no último segundo e dependendo de um tropeço do Inter que graças a Deus veio, e em 2021 ficamos a 8 pts do campeão. Ninguém poderia garantir a mesma performance de 2019 em 2022, se o Mister voltasse. Seria mais provável que acabasse debaixo do ódio da “Nação das redes sociais”, igual como aconteceu no Benfica. Seria preciso apresentar outra “coisa nova”, que surpreendesse os adversários, e duvido que o Mister conseguisse isso. A proposta com Paulo Sousa é de que essa “surpresa” possa ocorrer novamente. Ninguém o conhece e já o estão criticando por nunca ter “ganhado nada”, igualzinho como aconteceu com o Mister, que “não servia para o Flamengo”.

    Só o tempo vai dizer, mas a proposta é válida. Afinal, aquele desconhecido e polêmico português do Palmeiras foi capaz de ganhar duas Libertadores seguidas. Porque Paulo Sousa não daria certo aqui? O cara nem assumiu e já tem hashtag “forapaulosousa”!! kkkkkkkk. O cúmulo do absurdo, principalmente em se tratando de gente que cheirava o rabo da “Maria Faladeira gaúcha” até ficar sem cheiro, que forçou a diretoria a contratá-lo e depois foi jogar ovo podre nele na praia, dizendo o indefectível “não serve para o Flamengo”. O Mister tb não servia. Lembram, viuvinhas do JJ? Agora só serve ele? Patético…kkkk.

  • No futebol, eu já vi que todo time que prefere ficar viúva de treinador, cedo ou mais tarde afunda. Manchester United do Ferguson; Barcelona do Guardiola; São Paulo do Murici, e por aí vai…
    Times que rodam de técnico, mas mantém uma filosofia, um DNA na forma de conduzir suas equipes: Bayern, Real Madrid, Ajax, Liverpool e Juventus.
    Qual dos dois vocês preferem?

  • Eu fui um dos primeiros a começar criticar o mister em 2019. Nunca fui na onda da maioria dominada pela mi dia falsa e mercenária. Fui um dos que mais chamaram o JJ de portuga burro. Nunca tapei osol c a peneira, sempre critiquei e elogiei o próprio JJ. Ele saiu p conta da pandemia, estava assustado. Só errou da maneira escolhida, lado outro lado, pagou por seus erros no Benfica. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Perdoar faz parte. Agora, a melhir escolha sem dúvida nenhuma era o JJ. Se o flamengo cresceu, mudou, esteve noutro patamar, foi graças a ele q revolucionou o futebol brasileiro. E é bom q se dige: quem o indicou não foi esse arrigante, político brasileiro, vereador, marcos braz, mas o PAULO PELAIPE, q foi mandado embora do clube cimo um indigente. De forma covarde… Querem saber? Nunca acreditei q fossem recontratar o JJ, ainda mais o MB q se acha o cara, acima da torcida, da nação, já q sempre desafiou seus sonhos, suas vontades. Daqui p frente, escrevam, seremos a bola da vez em termos de gozações.

  • Galera, temos que apoiar o Paulo Sousa. Só o fato dele ter deixado a seleção polonesa e preferido vir treinar um clube brasileiro( para nós, rubros-negros, o Mengão é o maior do mundo, mas muitos treinadores europeus enxergam o Brasil como um mercado periférico), demonstra o respeito que ele tem por nosso clube de coração. JJ deixou sua vaidade falar mais alto. Ele sabe que a chance de recuperar seu prestígio no Benfica é praticamente zero porque o time que ele armou não está jogando nada, mas, mesmo assim ele se recusou a dar garantias de que voltaria ao Mengão pelo menos até maio. Na verdade, o vaidoso JJ ainda nutre a esperança de dar a volta por cima em Portugal e ser campeão nacional, além de chegar as semi-finais da Champions, para ser mantido no Benfica para a próxima temporada ou ser contratado por outro clube europeu. Não dá para o Mengão prejudicar seu planejamento do ano( que terminará em novembro para os clubes em função da Copa do Mundo do Catar) para satisfazer os caprichos de JJ.

  • Um atacante de referência na frente e uma linha com 5 no meio-campo? Algo me diz que dessa vez, Pedrão vai ganhar mais chances e Gabriel vai dar piti… kkk

  • Um desconhecido com poucos títulos, mais uma aposta temerária. Resta torcer que dê certo.

  • NÃO CONHEÇO ESSE PAULO SOUZA ,, MAS TAMBÉM NÃO CONHECIA O JJ , ESPERO QUE ELE SEJA SÉRIO COM SEU TRABALHO E FAÇA COM QUE MUITOS JOGADORES ALI NO ELENCO CORRAM DURANTE O JOGO , E QUE ELE TENHA PULSO FIRME PRA DOMINAR AQUELE VESTIÁRIO , PORQUE PRA MIM TEM MUITO JOGADOR NO FLAMENGO ACOMODADO

  • Concordo com tudo que disseram sobre o JJ. Realmente ele é muito esnobe, arrogante e trata todo o carinho da torcida com ele, como apenas um detalhe. Nunca teve isso na vida, nunca foi tão acarinhado, mas deixa pra lá. Com relação ao novo treinador, aí a diretoria errou, brincou e cuspiu na cara da nação. Esse cara é um “Zé Ruela”. A carreira dele como técnico é um arraso, não tem nada de positivo, o que ganhou foi tudo sem a menor expressão. Pagaremos um grande mico e perderemos mais um ano. Periga de não chegar no final do carioca. E o pior é que tinha outras opções MUITO melhores. Vitor Pereira, Carvalhal, etc. Tinha uma lista e eles escolheram o penúltimo da lista que só perde pra um tal de Rui “das couves” que é desafeto do Gabigol. A diretoria ERROU MUITO e nós vamos pagar com vexames. Espero que eu esteja totalmente errado, mas a história e os numeros não mentem.

  • Passagens por Fiorentina da Itália e Bordeaux da França, além de ser o atual técnico de uma seleção tradicionalíssima e de médio porte da Europa… Vejo ele hoje como uma aposta menor que JJ em 19. Pode dar certo sim…

  • É o de minha preferência. Parece ser um cara
    inteligente e sério, tendo autoridade.
    No meu entendimento é uma escolha melhor que oJJ. Mas, para dar certo tem que renovar o elenco. Trazer o Gérson de volta, Rafinha Alcântara e um zagueiro.

  • Paulo Sousa pode dar certo, mas time com elenco caro tem que contratar técnico com histórico de títulos expressivos. Não é fácil ser treinador do mais querido, veja passagem dos últimos técnicos. Essa dupla que representam o FLA são bons negociadores, mas pouco entendem de futebol. Contrataram um técnico só prq foi auxiliar de Guardiola e…

  • Decepção é o sentimento

  • Papagaios da mídia sem ideias próprias. Gado fácil de ser enganado. Hoje no flamengo basta molhar as mãos desses jornalistas de baixo nível paparazzis enriquecendo as custas das desgraças do torcedor fácil de ser manipulado.

  • tem coisas que só acontecem uma vez na vida. Jorge Jesus no flamengo foi um delas, Mesmo que que viesse nao iria , penso eu, reeditar as glorias daquele 2019 magico. Só acho que o fla fechou a cabeça para outos centros desportivos e fixou que só portugal teria o que precisamos . Mas… boa sorte Mengao.

  • Bur..rossss! Por que não pagaram a multa????!!! Apenas 2 MI de euros… Isso, 20 vezes, é o que valorizaram nossos jogadores, logo de cara, nossas crias, jóias!, só com o time nas mãos do Jorge Jesus… Safados?… Será que não interessa isso justamente p venderem barato, e conseguirem muito por fora? Eu disse, iriam enrolar o torcedor, assim como fizeram na venda do Gerso, e noutras vendas. E aí não iriam fechar c o JJ. Pois preferem os técnicos passivos MANIPULADOS, assim como sempre foi depois da saída do mister. Atenção! O pior ainda está por vir: JJ fechando c outro grde inimigo nosso. Muito fácil disso acontecer, já q lá fora o JJ está em baixa. Essa diretoria já jogou tanto dinheiro do torcedor fora que 2 MI de euros, da multa do Benfica, não seria nada. FOORAA enganadores! Técnico sonhador…. Outro mago, inventor… MB e SPINDEL compradores baratos.

  • Brás foi comer bacalhau e tomar vinho na Europa para contratar o mais medíocre treinador??? Brincadeira

  • O Abel Ferreira nunca tinha ganhado nada dirigia o paok da Grécia, chegou aqui ganhou duas libertadores em um ano, para de falar bobagem

  • Qui desgraça foi o pior presente de pós natal, esse andarilho não fica quatro meses no flamengo, ridículo nunca ganhou um título de expressão como técnico

Comentários não são permitidos.