‘Gol fora de casa’ é mantido como desempate na fase de grupos da Libertadores

Compartilhe com os amigos

A partir de 2022 o critério será o terceiro a ser utilizado para definir a classificação de uma equipe

Recentemente, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou o fim do ‘gol fora de casa’ na Libertadores. No entanto, é importante destacar que esta decisão abrange somente as fases mata-mata, visto que o gol qualificado é mantido na fase de grupos.

Isso porque, assim como em anos anteriores, a confederação manteve o ‘gol fora’ como terceiro critério de desempate na fase de grupo da Libertadores. Ao todo, são quatro critérios, e as regras valem também para a Sul-Americana.

Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1- SALDO DE GOLS (SUBTRAÇÃO DE GOLS MARCADOS COM OS GOLS SOFRIDOS)
2- MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS
3- MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS COMO VISITANTE
4- MELHOR POSIÇÃO NO RANKING DA CONMEBOL DE 2022

Cabe destacar que, apesar de não ser 100% o fim do gol qualificado, a Conmebol entende que o critério será pouco utilizado a partir de 2022. Segundo o entendimento da confederação, o saldo de gols e o maior número de gols marcados será o suficiente para definir a classificação na fase de grupos. E, caso o ‘gol fora’ precise ser avaliado, a entidade aposta que é a regra mais justa para desempatar.

Para a temporada de 2022, o Brasil possui nove clubes representantes na Libertadores: Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Athletico-PR, Red Bull Bragantino, que estão direto na fase de grupos. Enquanto isso, Fluminense e América-MG iniciam já na fase 2.

Compartilhe com os amigos

Veja também