Ajuste de corpo, posicionamento, leitura e lado cognitivo são aspectos fundamentais para o treinador
O Flamengo está prestes a iniciar mais uma temporada no Campeonato Carioca. Desta vez, o pontapé inicial será contra a Portuguesa-RJ, às 21h35 (horário de Brasília), no Estádio Luso Brasileiro. Logo de início, Fábio Matias, do sub-20, será o responsável em comandar os Garotos do Ninho nas primeiras três rodadas da competição, enquanto o técnico Paulo Sousa finaliza a preparação com os titulares.
Apesar de ser novo no CT Ninho do Urubu, Fábio Matias revelou que houve um breve bate papo entre ele e o treinador Paulo Sousa em relação aos principais aspectos de jogo, como a parte tática individual em função do ajuste de corpo, posicionamento, leitura e lado cognitivo dos atletas.
— Nas conversas, falamos da questão principal do desenvolvimento individual do jogador, que é algo que eu, como o treinador, e o Flamengo, como clube, apostamos muito. Desenvolver individualmente o jogador em relação a táticas individuais e de grupo, a técnicas de aprimoramento para a partir daí você pensar nas questões conceituais de jogo mais macro, de jogo coletivo – ponderou.
O treinador ainda continuou com o tema: “Se você não trabalhar as questões de tática individual como ajuste de corpo, posicionamento, leitura e lado cognitivo, automaticamente você não vai conseguir desenvolver um bom coletivo. Basicamente foi essa conversa que tivemos. E isso é importante para ajustarmos algumas questões a nível de médio e longo prazo em relação a processos de transição”, finalizou.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Além disso, é importante destacar que o ‘interino’ comentou um pouco sobre seu estilo profissional e traçou um objetivo claro para este ano: adaptar suas ideias de jogo na equipe e ajudar os jovens no processo de desenvolvimento antes de chegarem ao profissional. Afinal, muitos atletas sobem despreparados quando são convocados a treinarem ao lado das estrelas do elenco.
— Eu gosto de equipes organizadas. Você tem que olhar os quatro, cinco momentos de jogo com qualidade. Mas a questão da interpretação do jogo é do atleta, temos que estimulá-la para que saia daqui a pouco numa situação que ninguém espera. Eu estou esperando um passe entre linhas do 8 para o 11, e daqui a pouco o meu guri olha e acha o 9. É sensacional você ter atletas que matam toda a linha adversário – comentou antes de finalizar:
— Isso são coisas que temos de canalizar no processo de desenvolvimento para formar melhor e para que o atleta chegue ao profissional com condições de ser realmente um ativo do clube e ser um grande jogador. O Fábio pessoa tem muitos valores pessoais. Valorizo muito algumas questões como caráter e conduta. E tem o Fábio profissional, que gosta desse tipo de jogo e desse tipo de jogador – concluiu em entrevista ao GE.
O Mais Querido só colocará a campo os titulares na partida contra o Fluminense, no dia 06 de fevereiro, domingo, às 16h (horário de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Até lá, a ideia de Paulo Sousa é observar os jovens durante os primeiros jogos da competição.