Técnico do Rubro-Negro explicou as dificuldades do Mengão na temporada e teceu muitos elogios ao elenco
No último domingo (13), o basquete do Flamengo conquistou a maior honraria possível entre clubes do esporte: o Mundial da FIBA. O Mais Querido viajou até o Egito e, após vencer o Lakeland Magic (EUA), derrotou o San Pablo de Burgos (ESP) na decisão e levantou a taça. Após o retorno, na quinta-feira (17), o Mengão organizou uma coletiva com o técnico Gustavo de Conti e o ala-pivô Olivinha. Dentre os inúmeros assuntos pertinentes abordados na entrevista, o treinador rubro-negro analisou a preparação para o torneio e elogiou a superação dos atletas.
— A preparação não foi fácil, ela sofreu muitas críticas, mas eu tinha na minha cabeça sabia que a gente tinha montado uma equipe internacional. Ela pode sofrer bastante pra jogar internamente, por conta de arbitragem e estilo de jogo. Vou dar exemplos práticos disso: o Mineiro não está confortável na posição 3 (ala). A insistência no Faverani e no JP Batista também foi muito criticada, mas eles demonstraram que são internacionais. Na hora que a gente precisou, eles jogaram e o time também – disse, antes de completar:
— Como treinador, eu não podia voltar atrás nas minhas escolhas, eu estava muito firme na minha cabeça. Como o Olivinha falou, era o momento mais importante da temporada, era tudo que a gente queria. Então eu não podia voltar atrás. Agora vamos para cima no NBB também. Pode ser que ocorram mudanças, ou não, na parte tática. Não vou falar pra você que a gente usou o NBB como ‘treino’ pro Mundial, isso seria muito forte, não queremos desmerecer a liga de forma alguma. Mas talvez ela tinha sido pouco ‘sacrificada’, para formar todas as ideias – finalizou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Após vencer o Mundial, o basquete do Flamengo aproveita a semana para comemorar e iniciar o plano de preparação visando a sequência da temporada. O próximo compromisso do Orgulho da Nação é contra o Minas, neste domingo (20). O duelo acontecerá às 11h (horário de Brasília), na Arena da equipe paulista e contará com transmissão da ESPN 2, em TV fechada.