Aproveitamento, polêmicas e comparações: confira desempenho do goleiro Santos, alvo do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Um recorte do arqueiro do Athletico na temporada 2022, inclusive com comparações em relação a Hugo Souza

Por: Ana Beatriz Zayat

A busca quase incessante por um goleiro fez com que nomes das mais variadas características fossem ventilados no Flamengo em 2022. Entre todos, o que mais ganhou força recentemente foi o de Aderbar Melo dos Santos Neto, mais conhecido como Santos, do Athletico-PR. Imbróglios financeiros ainda impedem o acordo entre rubro-negros, mas o time carioca se mantém otimista em relação ao desfecho.

Diante da oportunidade de tê-lo para o restante da temporada, o Coluna do Fla preparou um levantamento com os números e principais acontecimentos envolvendo o goleiro Santos neste início de 2022. Há, inclusive, um comparativo entre o paraibano e Hugo Souza, defensor titular do Flamengo com Paulo Sousa.

PLANEJAMENTO ATHLETICO-PR PARA 2022
O Rubro-Negro é reconhecido pela excelência no planejamento em pré-temporadas, com presença em amistosos e torneios internacionais. Nesta, porém, o Athletico passou por uma reformulação profunda internamente – que influenciou diretamente na programação da equipe de Alberto Valentim. A saída do diretor-técnico, que apoiava a utilização de jovens no Estadual, antecipou o retorno do time principal aos gramados.

A Recopa Sul-Americana também teve influência direta na utilização e preservação de atletas profissionais. O goleiro Santos, por exemplo, deixou de ser utilizado em dez jogos do Campeonato Paranaense, mas foi a campo em duas oportunidades antes da decisão contra o Palmeiras, justamente para ganhar ritmo – contra o Rio Branco e Coritiba.

NÚMEROS DE SANTOS EM 2022

  • Athletico-PR: 16 jogos [14 Paranaense – 2 Recopa Sul-Americana]
  • Santos: 6 jogos [4 Paranaense – 2 Recopa]
  • Gols pró CAP: 23 [21 Paranaense – 2 Recopa]
  • Gols contra CAP: 17 [13 Paranaense – 4 Recopa]
  • Gols sofridos com Santos: 7 [3 Paranaense – 4 Recopa]
  • Vitórias com Santos em campo: 2
  • Empate com Santos em campo: 2
  • Derrotas com Santos em campo: 2

Dos seis jogos na temporada, Santos terminou dois sem ser vazado – ambos pelo Campeonato Catarinense, contra o Rio Branco, na vitória por 2 a 0, e no empate em 0 a 0 com o Coritiba. Sofreu, portanto, gols em outras quatro oportunidades.

As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!

POLÊMICAS

Peça fundamental nas disputas de pênaltis contra o Londrina, pelas quartas de final do Estadual, o goleiro Santos foi alvo de polêmicas após mais uma falha na temporada 2022. Na última quarta-feira (23), no clássico de ida da semifinal, Alef Manga, jogador do Coritiba, aproveitou o erro na saída de bola e no posicionamento do arqueiro para marcar o primeiro gol do Coxa na decisão. A sequência de falhas no lance gerou uma onda de revolta nos torcedores rubro-negros.

Cabe destacar que o lance mencionado acima foi a segunda falha decisiva de Santos na temporada. O goleiro também foi alvo de críticas na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, pela Recopa Sul-Americana, após a cobrança de falta – considerada defensável – de Zé Rafael. Na ocasião, o Athletico foi vice e o erro teve influência direta no resultado.

NÚMEROS SANTOS X HUGO SOUZA

Enquanto Santos disputou seis partidas na temporada, Hugo Souza foi a campo em dez dos 12 jogos de Paulo Sousa. O goleiro criado nas categorias de base do Ninho passou metade desses confrontos sem ser vazado – ou seja, cinco. O arqueiro do CAP, conforme mencionado, não sofreu tentos em em duas das seis oportunidades.

Cabe pontuar, também, que Hugo Souza só foi vazado mais de uma vez na mesma partida no confronto contra o Atlético-MG, pela Supercopa do Brasil. Santos, por sua vez, sofreu dois gols do Palmeiras, na Recopa Sul-Americana, e na derrota para o Coritiba na última quarta-feira (24), por 2 a 1 – com a falha mencionada anteriormente.

Em dez compromissos na temporada, Hugo Souza acumula uma derrota, um empate e oito vitórias – com seis gols sofridos. Ao todo, são oito triunfos pelo Carioca (um revés para o Fluminense, por 1 a 0) e uma igualdade no placar pelo vice da Supercopa do Brasil.

O goleiro Santos, vazado sete vezes em seis jogos de 2022, não superou o Palmeiras em nenhuma das duas oportunidades pela Recopa e sofreu quatro gols em 180 minutos. Já no Paranaense, foram três tentos contra o Athletico em quatro partidas.

  • Gols sofridos por Santos no Paranaense: 3 em 4 jogos
  • Gols sofridos por Hugo no Carioca: 4 em 9 jogos
  • Gols sofridos por Santos em competições internacionais: 4 em 2 jogos
  • Gols sofridos por Hugo em competições nacionais: 2 em 1 jogo
  • Total Santos: 7 gols em 6 jogos
  • Total Hugo Souza: 6 gols em 10 jogos
Compartilhe com os amigos

Veja também