Por: Paula Mattos
Nesta quarta-feira (30), Flamengo e Fluminense disputaram o primeiro jogo da grande final do Campeonato Carioca. O duelo foi muito pilhado e fraco taticamente, mas terminou com vitória Tricolor por 2 a 0, após duas falhas da defesa do Rubro-Negro. Com o resultado, o time das Laranjeiras abre vantagem para o confronto da volta, que será disputado no sábado (02).
O JOGO:
O duelo começou bastante disputado e muito faltoso. O Flamengo, apesar de ter mais posse de bola e conseguir jogar mais, estava muito pilhado no confronto, que se iniciou muito faltoso. A primeira grande chance do Mengo foi aos oito minutos, após jogada de Gabi pela direita. O camisa 9 cruzou rasteiro para Vitinho, mas a zaga adversária chegou a tempo de evitar o chute.
Como de costume, o Fluminense jogava bastante fechado, mas o Flamengo não conseguia criar muitas chances de furar o bloqueio tricolor. As melhores oportunidades do Mengo eram pela direita, com Matheuzinho em profundidade, mas o Rubro-Negro insistia nas jogadas pelo meio de campo.
Aos 32, o Flamengo teve uma outra boa chance em cabeçada de David Luiz, mas Fábio estava atento para impedir o tento rubro-negro. Pouco depois, aos 37, a primeira substituição do Mengo: saiu Vitinho, com dores, para a entrada de Bruno Henrique.
Na reta final do primeiro tempo, Willian Bigode chegou a marcar gol para o Fluminense, mas a arbitragem assinalou impedimento. Sem tentos válidos na etapa inicial, o duelo terminou com muitos cartões: foram cinco amarelos para o Flamengo e dois para o Tricolor.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
O segundo tempo começou da mesma forma como o primeiro se encerrou: muito pilhado e com muitos erros do Flamengo. E logo aos 11 minutos, duas alterações de Paulo Sousa: saíram Marinho e Everton Ribeiro para as entradas de Pedro e Arrascaeta.
Bastou Arrascaeta entrar em campo para o Flamengo conseguir mudar o ritmo e, nitidamente, melhorar a atuação coletiva. E logo no primeiro minuto do camisa 14, Bruno Henrique lançou para o uruguaio, que cruzou. A zaga do Fluminense tirou, mas a bola sobrou para Pedro, que chutou, mas parou na defesa de Fábio. Gabi pegou o rebote, mas David Braz salvou o Tricolor.
Aos 20 minutos, a primeira tentativa do Fluminense. Cano viu Hugo adiantado e tentou marcar por cobertura, mas o goleiro do Mengo se recuperou a tempo. Apesar das boas oportunidades criadas pelo Flamengo após a entrada de Arrascaeta, o time não conseguiu ser efetivo e viu o Tricolor ter mais posse de bola.
Na reta final do jogo, aos 35 minutos, mais duas susbtituições: saíram Fabrício Bruno e Gabigol para as entradas de Léo Pereira e Lázaro. Na sequência, aos 37, gol do Fluminense. Léo Pereira falhou, Filipe Luís também, e Cano abriu o placar com gol embaixo das penas de Hugo.
Dois minutos depois, aos 39, outro gol de Cano. O atacante precisou de dois minutos para marcar duas vezes. E o Léo Pereira falhou novamente, possibilitando o tento do Fluminense. Fim de papo no Maracanã: o time das Laranjeiras venceu por 2 a 0 e conquistou vantagem na decisão.
Está feio, e não é de hoje. Tem se mostrado um time cansado, displicente e muitas vezes desorganizado. Sem sangue. Tem entrado em campo sempre assim. Não sei se é falta de condição física ou falta de vontade, mas está feio.
E as contratações? Só jogador machucado. Sei não. Tudo muito esquisito.
Preocupa, e muito, para as demais competições.