Fluminense pode perder pontos por caso de injúria racial contra Gabigol e ficar sem título da Taça Guanabara

Compartilhe com os amigos

Com caso sendo investigado, Tricolor pode ser punido após episódio de racismo contra o camisa 9 do Flamengo

No último dia 06 de fevereiro, Flamengo e Fluminense se enfrentaram em jogo válido pela quarta rodada da Taça Guanabara. O primeiro clássico carioca do torneio terminou com vitória tricolor por 1 a 0. No entanto, um episódio lamentável de racismo contra Gabigol tirou a beleza do Fla-Flu. Agora, com o caso sendo investigado pelo TJD-RJ, o time das Laranjeiras pode perder pontos e, em caso de título, o pedido é que a taça não seja entregue.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, o procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, confirmou que entregou à presidência do orgão o pedido para que o troféu não seja entregue ao Fluminense caso o título da Taça Guanabara se confirme. Isso porque, se Tricolor for punido por conta do caso de racismo contra Gabigol, afetará diferetamente na pontuação da equipe na competição.

O Fluminense está sendo denunciado e pode perder até três pontos. Caso perca, o Flamengo e Vasco estariam no páreo. Dei entrada hoje e estou esperando o despacho para suspender a homologação caso o Fluminense vença a partida. Se entregar a taça agora, como vai tirar depois? Está na mão da presidente (do TJD-RJ)-, disse.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


Em meio a isso, a Taça Guanabara pode não ser encerrada no próximo fim de semana mesmo se o Fluminense conquistar matematicamente o título. Liderando a competição, com 24 pontos, o Tricolor pode garantir o troféu caso vença o Resende no sábado (05), pois chegaria aos 27 e não poderia ser alcançado por nenhum adversário.

No entanto, ainda segundo informações do portal, o julgamento do Fluminense sequer está garantido. Isso porque, o inquérito ainda está em fase de investigação e, se não for caracterizada a infração ou não for definida a autoria do crime contra Gabigol, a tendência é que a ação seja arquivada.

Além disso, segundo o Art. 243-G, o clube envolvido no episódio de injúria racial, só perderia pontos casos os gritos fossem proferidos por um número considerável de pessoas. Sendo assim, como ainda não é possível definir a situação do Fluminense, não é certo que haja punição. O pedido para que o Tricolor não ganhe o título, vale ressaltar, precisa ser aceito pela presidente do TJD-RJ, Renata Mansur.

Compartilhe com os amigos

Veja também